Aplicativo Para Criar a Sua Loja Virtual

Última modificação: 04/01/2021

A cada ano que passa a internet ganha mais espaço na vida das pessoas, não só no brasil, mas em todo o mundo. Aliado a isso, as compras pela internet seguem em crescimento, uma vez que os sites e aplicativos melhoram a cada dia, aumentando a segurança das compras, a velocidade de aquisição dos produtos, a variedade de produtos e também oferecendo uma grande variedade de formas de pagamento.

Baseado nisso, independente da sua área de atuação, a criação, manutenção e utilização de uma loja virtual é fundamental para qualquer pessoa que deseja vender pela internet, seja oferecendo produtos ou serviços para os clientes. No entanto, nem todas as pessoas possuem acesso ao conhecimento de programação necessário para a criação de uma loja virtual, assim como não é viável a contratação de um profissional para tal serviço, uma vez que estas situações costumam ocorrer para microempresários que possuem um orçamento modesto.

Desta maneira, a utilização de um aplicativo gratuito e que seja de fácil operação pelo vendedor deve ser valorizada, e é justamente isso que o AZpop faz! Além de uma série de informações e contatos para clientes finais, o AZpop também conta com uma estrutura completa para você, que deseja vender seu produto ou serviço pela internet. Nesta postagem, além de destacar a importância e a característica de uma loja virtual, vamos ensiná-lo também o passo a passo para criar a sua loja virtual no AZpop, mostrando todos os recursos oferecidos e também ressaltando a facilidade de utilização desta incrível ferramenta!

A importância de possuir uma loja online

Como adiantamos nos parágrafos anteriores, possuir uma loja digital é muito importante para quem deseja vender mais, seja qual for o seu produto ou serviço oferecido. Além do aumento da qualidade e do acesso à internet, existem outros fatores importantíssimos que também fazem a diferença ao criar uma loja virtual. Veja os mais importantes a seguir:

  • Funcionamento 24 horas: Um grande diferencial de uma loja digital é o funcionamento o tempo o todo, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em meio a rotina atual, em que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e atarefadas, a possibilidade do acesso em qualquer horário do conforto do seu lar é um grande diferencial para um negócio, uma vez que nem sempre as pessoas possuem disponibilidade para ir até a sua empresa durante o horário comercial. Diante disso, o funcionamento 24 horas pode se tornar um grande diferencial em relação ao oferecimento do seu produto ou serviço, já que ele será ofertado o tempo todo para os clientes.
  • Investimento inicial menor: Se você possui ou tentou adquirir uma loja física, sabe o quão difícil e custoso é para conseguir um posicionamento adequado para a sua empresa. Além do fator preço, em diversas situações não conseguimos encontrar espaços adequados disponíveis, visto que os melhores pontos comerciais estão normalmente ocupados. Desta maneira, o investimento inicial para montar a sua loja digital é muito menor, uma vez que não é necessário se preocupar com a localização do seu espaço físico, e os custos de operação são cada vez menores. Como você verá adiante, com o AZpop você pode criar uma loja virtual completa gratuitamente, zerando o custo inicial de operação da sua loja, o que permite realocar o capital para investimentos em outros setores.
  • Custo de manutenção menor: Assim como o investimento inicial é menor, o custo para a manutenção de uma loja virtual também é menor. Isso ocorre porque os gastos com a infraestrutura de uma loja física, como reformas e aluguel, são muito maiores do que as despesas que você terá com a manutenção da sua loja virtual. Diante disso, a utilização de uma loja virtual se mostra mais barata para a criação e também para a manutenção, sendo ideal para você que possui um micro ou pequeno negócio.
  • Maior alcance de clientes: Impulsionado pela expansão do horário de funcionamento e atendimento, o alcance da quantidade de clientes também é impulsionado para um comércio online. Isso se deve ao aumento do horário de atendimento, que já mencionamos anteriormente, e também merece destaque a facilidade para o cliente, que pode encontrar e adquirir os produtos e serviços do conforto do lar. Portanto, a utilização de uma loja virtual poderá aumentar o seu alcance de clientes.
  • Acompanhamento e análise de dados em tempo real: Uma das maiores vantagens de uma loja virtual é a velocidade de acesso à informação! Isso porque é mais fácil conseguir avaliações e percepções de clientes através de uma loja virtual, uma vez que os campos podem ser preenchidos com maior facilidade. Além disso, você também poderá tratar e analisar estes dados em tempo real, visto que contamos com softwares cada vez mais elaborados e rápidos. Você também conseguirá tomar e aplicar as decisões mais rápidas em uma loja virtual, que recebe alterações com maior facilidade.

Diante disso, você pôde conferir algumas das vantagens da utilização de uma loja virtual. Seja qual for o produto ou serviço oferecido, a utilização de uma loja virtual confere ao empreendedor um menor custo para instalação e manutenção da loja, quando comparados aos custos de uma loja física. Além disso, uma loja virtual pode ser utilizada para atrair novos clientes, uma vez que facilita o acesso para o cliente em dois pontos principais: o horário e a localização. Por fim, outro destaque das lojas virtuais fica por conta das métricas da empresa, que podem ser coletadas e acessadas com uma velocidade incrível, o que facilitará a sua tomada de decisão.

Crie a sua loja virtual no AZpop

No AZpop você encontra toda a estrutura necessária para criar a sua própria loja virtual, de maneira gratuita! Com isso, você vendedor ou prestador de serviço pode encontrar as melhores ferramentas para gerir a sua loja virtual, de forma rápida e intuitiva. Veja a seguir um passo a passo para criar a sua loja virtual no AZpop:

  • Faça o download do aplicativo do AZpop: O AZpop está disponível para aparelhos Android na Play Store e para aparelhos iOS na Apple Store.
  • Instale o aplicativo e faça o cadastro como cliente, preenchendo o seu número de telefone, nome e localização. Feito isso, seu cadastro está pronto e você já pode navegar pelo aplicativo do AZpop!

Após realizar o cadastro no AZpop, você já pode criar a sua loja virtual. Mas não deixe de conferir a interface do aplicativo, que poderá ajudá-lo na hora de descrever o seu próprio negócio. No AZpop você encontra centenas de serviços e produtos na sua cidade, e o contato com os vendedores é feito de uma maneira fácil e rápida, utilizando o WhatsApp para o contato. Deste modo, você poderá encontrar com grande facilidade o serviço ou produto que deseja.

Após entender sobre o funcionamento do aplicativo do AZpop, é hora de criar a sua loja virtual. Para isso, você deve selecionar a opção Meu Negócio e, em seguida, clicar sobre a opção Criar novo negócio. Para criar a sua loja virtual no aplicativo, é necessário fornecer as seguintes informações sobre a sua empresa:

  • Foto ou logotipo da empresa. É fundamental para qualquer vendedor ou prestador de serviço, por mais pequena que seja a empresa, utilizar um logotipo para a empresa. A utilização do logotipo facilitará a identificação da sua empresa, assim como criará uma identidade para o seu negócio e trará uma formalidade maior para o contato com o cliente. Diante disso, não deixe de criar um logotipo para a sua empresa. Você pode contratar um profissional para realizar tal serviço (inclusive, você pode encontrá-los no AZpop!) ou criar o logotipo por conta própria, uma vez que existem milhares de tutoriais na internet para auxiliá-lo, caso o seu orçamento seja reduzido.
  • Nome do negócio. O nome do seu negócio também é indispensável para qualquer venda. Afinal, será dele que as pessoas lembrarão ao comentar sobre o serviço prestado! Portanto, evite realizar muitas alterações no nome da sua empresa, o que resultaria na perda da identidade do seu negócio.
  • Número do WhatsApp. Uma vez que um dos pilares do AZpop é a velocidade do atendimento, o número de WhatsApp será importantíssimo para o seu negócio. Isso porque a velocidade de atendimento através do mensageiro mais utilizado no Brasil é muito maior, além do envio direto para o representante do negócio. Além disso, com a utilização do WhatsApp Business (que recomendamos fortemente para qualquer negócio), você poderá configurar mensagens automáticas e respostas prontas, aumentando ainda mais a eficiência do atendimento, que implica numa maior satisfação por parte dos clientes.
  • E-mail: Apesar da versatilidade apresentada pelo WhatsApp, o e-mail também deve ser utilizado, visto que é um meio mais formal de contato e permite o armazenamento das mensagens com uma maior facilidade. Portanto, não deixe de informar um endereço de e-mail válido e de conferir sempre a sua caixa de mensagens.
  • Endereço (Rua, número e bairro) . Há também uma opção para não mostrar o endereço da sua empresa. Neste caso, será exibido apenas o bairro do estabelecimento. O fornecimento de um endereço para o seu estabelecimento será importante para informar a localização da sua empresa no aplicativo. Além disso, também será possível informar para o cliente a sua localização, para situações de retirada ou mesmo de visita por parte do comprador. No entanto, se você atua como prestador de serviço ou vende os produtos a partir da sua residência, terá a opção de mostrar apenas o bairro da sua localização, o que garante a sua privacidade e fornece informações suficientes para os clientes.
  • Cidade: Assim como citamos para o endereço da empresa, a cidade ajudará o aplicativo a definir a sua cidade de atuação.
  • Categoria e subcategoria da empresa: Definir a categoria e também as subcategorias da sua empresa ajudará o aplicativo do AZpop a posicioná-lo adequadamente dentro dos grupos do aplicativo. Isso facilitará para o cliente, que poderá encontrar o seu negócio quando buscar pela sua categoria.
  • Palavras chave para seu negócio: Da mesma forma que o tópico anterior, definir algumas palavras chave diretamente ligadas ao seu negócio também otimizará a busca pela sua empresa, uma vez que os clientes encontrarão você como resultado para uma quantidade um pouco maior de itens.
  • Descrição da empresa: Não deixe de vender a sua empresa! Aproveite a descrição para citar os seus diferenciais (nada de usar os clichês de sempre!) Descreva experiências positivas para o seu negócio e também referências, que poderão ser fundamentais para a escolha do cliente. Lembre-se que o mercado é cada vez mais competitivo e cada item bem feito pode ser um diferencial! Diante disso, capriche em cada detalhe para a criação do seu negócio virtual com o AZpop.

Vale ressaltar que você poderá alterar estas informações posteriormente, mas vale a pena descrever com clareza as informações logo de início, deixando assim uma boa impressão em relação ao seu negócio virtual. Depois de criar a sua loja virtual no AZpop, é possível utilizar uma série de ferramentas para auxiliar nas suas vendas, que serão mostradas a seguir.

O que posso fazer com minha loja virtual no AZpop?

Como destacamos anteriormente, existem diversas ferramentas para utilizar em sua loja virtual no AZpop. Vamos mostrá-las a seguir e ensiná-lo a utilizar cada uma das ferramentas disponíveis.

Depois de criar a sua loja virtual no AZpop, você poderá alternar entre dois modos diferentes do aplicativo: o Modo Usuário, onde você utilizará o aplicativo para adquirir produtos e serviços, e o Modo Vendedor, em que você oferecerá seus produtos e serviços. Vamos então explorar o modo vendedor do AZpop!

Na porção inferior da tela do aplicativo do AZpop, você encontrará quatro menus principais: Pedidos, Meus Clientes, Ferramentas e Meu Negócio. Observe a seguir a disposição das opções do app. Vamos começar da direita para a esquerda!

Quatro menus principais do modo vendedor do AZpop estão localizados na porção inferior do aplicativo.

Meu Negócio

Ao acessar o menu Meu Negócio, você encontrará as ferramentas mostradas na imagem acima, que o ajudarão a guiar sua loja virtual no AZpop. Vejamos a seguir o que cada opção faz:

  • Ativar plano Premium: A primeira opção disponível neste menu é a opção para a ativação do plano Premium do AZpop. Com a ativação do plano premium do AZpop você estará sempre entre as primeiras opções de busca do aplicativo, assim como terá acesso à lista completa de clientes, terá os limites de utilização do aplicativo expandidos e poderá também acessar outros recursos exclusivos para clientes premium. Tudo isso por um preço muito vantajoso e que cabe no seu bolso! Perceba que, mesmo sem a utilização do plano Premium você terá a grande maioria das ferramentas para a sua loja virtual. O plano Premium atua melhorando ainda mais a experiência do vendedor com o aplicativo do AZpop!
  • Ver Website do Meu Negócio: Selecionando esta opção, você poderá abrir uma guia da internet mostrando o website do seu negócio, que mostrará as informações preenchidas durante o cadastro e também os produtos e serviços já cadastrados por você. Além disso, o website também conta com um botão para chamá-lo diretamente no WhatsApp, caso o cliente final tenha interesse em alguns dos seus produtos e serviços.
  • Editar Negócio: Nesta opção, você poderá editar as informações prestadas durante o cadastro inicial da sua empresa. Será possível editar todas as informações dadas em relação ao negócio. No entanto, para realizar alterações no número de WhatsApp e também na cidade da empresa, será necessária a aprovação dos administradores do aplicativo.
  • Ver/Adicionar Produto: Nesta janela você poderá observar todos os produtos cadastrados para a sua empresa, realizar alterações nos produtos anunciados e também cadastrar novos produtos e serviços. Para adicionar um item, você deverá informar se está adicionando um produto ou serviço, o preço deste item (também há a opção para negociar com o cliente!) Fotos e uma breve descrição sobre o produto também são importantíssimos!
  • Ver Meus Relatórios: Esta opção trará duas informações importantes para os lojistas virtuais do aplicativo: o relatório de cliques, que possui como finalidade informar ao vendedor quantas pessoas acessaram a sua loja virtual, exibindo também o contato por parte dos clientes e; o relatório de indicações, que tem como finalidade registrar a quantidade de clientes que buscaram por algo relacionado ao seu setor. Desta forma, você poderá utilizar esta lista para entrar em contato com o cliente e tentar concretizar o negócio!
  • Solicitar avaliação: A última opção deste menu permite a você solicitar a avaliação do seu negócio para os clientes. Basta clicar sobre a opção e já será aberta a guia de encaminhamento do WhatsApp. Feito isso, é só selecionar o contato para o qual deseja solicitar a avaliação e enviar. O preenchimento da avaliação é simples e rápido!

Ferramentas

Ao selecionar o menu Ferramentas, serão exibidas algumas ferramentas para auxiliar a sua loja virtual. Desde já ressaltamos que estas ferramentas são desenvolvidas com objetivo de enviá-las através do WhatsApp. Então, você sempre conseguirá compartilhá-las por meio do mensageiro. Vejamos as ferramentas disponíveis:

ul> •

  • Compartilhar Cartão de Visita: Todos nós já sabemos a importância dos cartões de visita, tanto para lojas físicas quanto para lojas virtuais. O aplicativo do AZpop já cria um cartão de visitas para compartilhar com seus clientes, utilizando as informações preenchidas durante o cadastro do seu negócio. Com isso, você pode novamente observar a importância da declaração correta das informações sobre o seu negócio! Você pode verificar todas as informações sobre os cartões de visita do AZpop clicando neste link!
  • Enviar Orçamento: O cliente cotou algum produto ou serviço com você? É importantíssimo enviar um orçamento adequado o mais rápido possível. Com o aplicativo do AZpop você pode preencher um modelo já disponível pelo aplicativo rapidamente, compartilhando com o cliente pelo WhatsApp em apenas alguns segundos! Veja tudo sobre os orçamentos digitais do AZpop nesta publicação!
  • Programa de fidelidade: Os programas de fidelidade são cada vez mais utilizados pelos vendedores e prestadores de serviço, que possuem como objetivo principal a fidelização dos clientes, que tendem a adquirir mais e recomendar o seu produto/serviço em troca de prêmios e vantagens. Você pode conferir os benefícios da utilização de um programa de fidelidade e aprender a criar o seu próprio programa de fidelidade no AZpop clicando neste link!

Meus Clientes

Ao acessar a opção Meus Clientes, você poderá conferir todos os clientes que entraram em contato com você, através do aplicativo do AZpop! Nesta seção, você poderá observar os detalhes de cada cliente, que incluem nome e sobrenome, número de WhatsApp e endereço de e-mail, assim como chamá-los diretamente no WhatsApp, utilizando o botão com o ícone do mensageiro disponível no aplicativo.

Pedidos

Já na seção referente aos pedidos, você encontra todos os detalhes referentes aos seus pedidos entregues/pendentes dentro do aplicativo do AZpop. Para cada pedido realizado dentro do aplicativo, você encontrará informações como data, quantidade, valor do pedido e também uma seção com detalhes do pedido, que contém as informações sobre o cliente.

Desta maneira, você pode perceber que o aplicativo do AZpop conta com uma estrutura completa para você criar e utilizar a sua loja virtual. Através do aplicativo, você pode utilizar de maneira rápida e prática diversas ferramentas que são importantíssimas para uma loja virtual, como a criação e envio de orçamentos, o oferecimento de produtos e serviços e até mesmo a criação de um programa de fidelidade. Tudo isso fará com que você obtenha resultados interessantes em relação aos clientes, uma vez que a criação de uma loja virtual, como citamos no início desta postagem, costuma atrair a atenção de mais clientes e aumentar o seu volume de vendas.

Já que você pode utilizar os recursos do AZpop gratuitamente, esta é uma ótima maneira de utilizar a sua loja virtual, visto que não haverá custo para a criação e para a manutenção do seu negócio. Com isso, você terá mais uma ótima ferramenta em suas mãos para aumentar o faturamento do seu comércio, independente da sua área de atuação!