Bicicletas Para Cada Modalidade de Ciclismo

Última modificação: 26/02/2021

Se você está pensando em praticar uma (ou mais uma) atividade física, o ciclismo pode ser uma ótima alternativa. O esporte, que além de uma atividade física interessante, traz inúmeros benefícios para a saúde do praticante, está cada vez mais facilitado nos dias atuais, com o aumento no número de ciclo faixas e também com um custo acessível dos equipamentos necessários para a prática do ciclismo.

Como você já deve imaginar, existem diversas categorias de bicicletas, que são preparadas para cada tipo de terreno, ou seja, existem bicicletas específicas para quem deseja pedalar nas estradas, assim como existe uma categoria específica para quem deseja participar de trilhas. Desta maneira, o primeiro passo para escolher uma bicicleta é definir o tipo de terreno que você deseja praticar a atividade física. Em seguida, é hora de selecionar a bicicleta apropriada para a sua categoria, e é isso que vamos fazer a seguir! Vamos apresentar as principais modalidades de ciclismo, mostrando também quais são as bicicletas utilizadas em cada categoria.

Ciclismo de estrada

Quando falamos em ciclismo, a modalidade mais conhecida e praticada deste esporte é o ciclismo de estrada. Inclusive, a modalidade é a que possui as competições mais importantes do ciclismo mundial, como o Tour de France e o Giro d’Itália, por exemplo, que contribuem muito para a popularidade da modalidade.

As bicicletas desenvolvidas para esta categoria são as conhecidas bicicletas speed, que possuem como principais características os pneus finos e sem cravos, além do peso extremamente leve e uma aerodinâmica especialmente desenvolvida para proporcionar o ganho máximo de velocidade e estabilidade nas estradas. Como você pôde perceber, estas bicicletas são mais delicadas e fabricadas com materiais leves, uma vez que o foco principal é o desempenho. Portanto, as bicicletas speed não suportam terrenos acidentados, como as trilhas, que utilizam outra categoria de bicicletas para a sua prática.

Mountain Bikes

Se você está procurando aventura, em terrenos acidentados ou em trilhas fechadas, você deve procurar por uma bicicleta de montanha, que também são denominadas mountain bikes ou só MTBs. As mountain bikes são equipamentos muito mais robustos que as bicicletas speed, mas são amplamente populares e utilizados no Brasil, uma vez que possuímos uma grande quantidade de trilhas e terrenos acidentados para explorarmos.

Como adiantamos no parágrafo anterior, estas bicicletas são muito mais robustas que as bicicletas do tipo speed, uma vez que o foco desta modalidade é suportar os impactos dos terrenos acidentados. Sendo assim, as MTBs contam com catracas, cassetes e quadros mais pesados, o que eleva consideravelmente o peso destes equipamentos. Além disso, seus pneus são mais largos e contam com cravos, para que possam aderir ao terreno e proporcionar uma melhor tração dos equipamentos.

Vale ressaltar que as MTBs possuem uma infinidade de equipamentos, que vão desde modelos básicos e de entrada, chegando até equipamentos de downhill que exigem grande esforço das suspensões e demais itens. Portanto, você certamente encontrará uma MTB que se adeque aos seus gostos e necessidades!

Gravel

Uma modalidade que vem ganhando muito espaço no ciclismo é a Gravel, uma modalidade que reúne algumas características das bicicletas speed e também algumas características das MTBs, sendo capazes de suportar os dois tipos de terreno. Obviamente, se você deseja praticar profissionalmente alguma modalidade, deve selecionar um equipamento próprio para a sua categoria. No entanto, se a sua finalidade é realizar passeios e aventuras ocasionais, estas bicicletas são fortemente recomendadas!

As bicicletas desta modalidade se resumem a uma palavra chave: versatilidade! Isso porque estes equipamentos contam com quadros e acessórios mais leves (característicos das bikes speed), mas também possuem um sistema de amortecimento (típico das MTBs). Além disso, os pneus também são uma fusão das modalidades, uma vez que apresentam uma espessura intermediária, além de cravos laterais com o meio liso, o que confere uma grande adaptação em tipos diferentes de terreno!

BMX – Bicicross

Inspiradas no Motocross, os equipamentos de Bicicross possuem um objetivo específico: a realização de manobras com a bicicleta. Desta maneira, são equipamentos menores e de baixo peso, proporcionando uma maior velocidade das manobras. Ainda assim, os equipamentos devem apresentam resistência suficiente para suportar os impactos resultantes das manobras.

Outros tipos de bicicletas

Claramente, além destas categorias do ciclismo, existem centenas de outras bicicletas. Por exemplo, existem as bicicletas infantis, que possuem design específico para proporcionar às crianças uma aventura inicial nas pedaladas. Existem também modelos utilizados nas cidades, que possuem bagageiros e são desenvolvidas para pequenas distâncias. Também existem as bicicletas elétricas, que conquistam cada vez mais espaço no mercado nacional, em especial nos grandes centros, em que a mobilidade é ruim e a necessidade de velocidade é maior.

Certo é que possuímos uma variedade imensa de bicicletas para adquirirmos em território nacional! Você deve analisar com cautela quais são as suas necessidades e desejos, para selecionar o equipamento ideal para a sua situação. Com isso, você poderá praticar uma modalidade muito importante para a sua saúde, além de possuir uma ótima alternativa de mobilidade!

Encontre as melhores bicicletarias no AZpop

Depois de definir o tipo de terreno e escolher a bicicleta ideal, chegou a hora de comprar a sua bike! Para isso, você pode acessar as principais lojas de varejo online, mas essa não é a melhor opção. Quando falamos em bicicletas, a melhor maneira de adquirir o seu equipamento é procurando uma bicicletaria de qualidade, uma vez que estas lojas contam com atendimento técnico especializado e você poderá encontrar equipamentos com medidas ideais para o seu tamanho. Somente no AZpop você encontra as melhores bicicletarias da sua cidade, sempre prontos para atendê-lo da melhor forma possível. Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o número de WhatsApp da bicicletaria, o que garantirá também um atendimento rápido e prático! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre as melhores bicicletarias disponíveis! Uberaba, Cascavel, São José dos Pinhais, Taubaté, Petrópolis.