Comidas Japonesas Mais Consumidas no Brasil

Última modificação: 11/02/2021

Quando falamos em influência cultural dos países nos costumes e gosto dos brasileiros, a cultura oriental possui grande importância, em especial a cultura japonesa. Presentes no Brasil desde o ano de 1908, os japoneses estão espalhados por todo o Brasil, mas os encontraremos em maior quantidade nos estados de São Paulo e também no Paraná. Entre as influências da cultura japonesa em nosso país, destacam-se algumas festas temáticas e, principalmente, a culinária.

A culinária japonesa vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros, seja por causa de uma alimentação mais leve e saudável, ou mesmo pela combinação de sabores e texturas das comidas japonesas. Desta forma, você certamente encontrará um restaurante japonês pertinho da sua casa ou trabalho, e poderá experimentar algumas das melhores comidas de origem japonesa. No entanto, se você ainda não conhece sobre as comidas japonesas e tem dúvida sobre o que pedir, vamos apresentar a seguir algumas das comidas japonesas mais populares entre os brasileiros!

Sushi

Sem dúvidas, quando falamos em comida japonesa, o sushi é um dos pratos mais conhecidos, não só no Brasil, mas em todo o mundo! Além de ser um dos mais populares, o sushi também é facilmente preparado, o que também serve para incrementar a sua popularidade. Na receita original, a camada externa é feita com bolinho de arroz que é enrolado por uma alga, enquanto o interior pode ser recheado de diversas maneiras, como frutos do mar, peixes e até mesmo vegetais. A combinação de recheios do sushi já é elevada e, no Brasil, as variedades e adaptações são ainda maiores, incluindo recheios doces! Apesar destas adaptações, o prato japonês é um dos preferidos pelos brasileiros e cada vez mais popular em nosso país!

Sashimi

Também extremamente conhecido e consumido no Brasil é o Sashimi, amplamente consumido no Japão e que ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Um dos pratos japoneses visualmente mais bonitos, o Sashimi apresenta tiras finas de um peixe cru (normalmente são utilizados o salmão ou o atum, mas podem ser utilizados também outros peixes e até mesmo outras carnes), acompanhados de molho shoyu, wasabi e também algas, em algumas situações. Desta maneira, o Sashimi é uma comida simples e que depende consideravelmente da qualidade do peixe, e é um dos pratos mais conhecidos pelos apreciadores desta culinária.

Tempurá

Um dos pratos mais consumidos no Brasil quando falamos em culinária japonesa, o tempurá é considerado uma comida luso-japonesa, uma vez que este prato é originário de Portugal. Inicialmente consumido pelos portugueses durante a quaresma, em que os católicos não podem consumir carne vermelha, o tempurá se tornou um dos símbolos da culinária japonesa com o passar do tempo. Trata-se de uma massa feita com farinha de trigo e frita, que é sempre acompanhada de um molho e também pode utilizar legumes ou frutos do mar como acompanhamento.

Temaki

Outra comida muito popular entre os brasileiros é o temaki. Também com uma enorme variedade de recheios, o temaki é cone de algas e arroz. Desta maneira, você já deve ter percebido que o temaki é muito similar ao sushi, apresentando apenas uma variação em relação ao formato. Como dissemos anteriormente, a variedade de recheios oferecidos no brasil é enorme. Ainda assim, alguns recheios são mais consumidos e facilmente encontrados, como o pepino e o salmão cru ou cozido.

Guioza

Também muito popular no Japão e ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira, o guioza (ou gyoza) é feito com uma massa bem fina, que pode ser frita, cozida, grelhada ou cozida no vapor. O recheio do guioza é feito com carne de porco moída, ou ainda com repolho. Para servir como referência, o guioza se assemelha a um pastel, com a massa bem fininha! Algumas pessoas afirmam que o guioza possui origem chinesa, mas isso é um debate para outras situações.

Hot Roll

O hot roll não é uma comida japonesa, já que esta adaptação foi feita em solo brasileiro. No entanto, você poderá encontrar este prato na grande maioria dos restaurantes japoneses do Brasil. Sendo basicamente um sushi frito, o hot roll é composto de alga, arroz para sushi, salmão e cream cheese. Apesar da invenção brasileira, o hot roll é muito bem aceito pelos japoneses.

Sunomono

A receita mais simples e fácil de preparar desta nossa lista é o sunomono, que também é muito consumido nos restaurantes japoneses do Brasil. O Sunomono é um aperitivo, feito com pepino japonês que é cortado em tiras bem fininhas e temperado com sementes de gergelim e um molho à base de vinagre de arroz. Apesar de simples e fácil de preparar, o sunomono possui um sabor muito diferente do pepino que normalmente comemos, mas você irá se surpreender com o sabor deste prato!

Assim como as demais culturas que já citamos anteriormente, a cultura japonesa possui um legado interessantíssimo na culinária brasileira, e vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. Apesar das pequenas (algumas maiores) mudanças em relação às receitas originais, podemos afirmar que as comidas servidas no Brasil mantêm a origem e se adaptam aos gostos de um novo país, tornando-se cada vez mais populares e pedidos em todas as regiões do Brasil.

Encontre os melhores restaurantes japoneses no AZpop

Como dissemos na seção anterior, as comidas japonesas estão ganhando muito espaço no setor culinário do Brasil. Consequentemente, a quantidade de restaurantes especializados em comida japonesa também aumenta, e certamente devem existir alguns restaurantes japoneses na sua cidade, mesmo que ela seja pequena. Com o AZpop você pode encontrar os melhores restaurantes japoneses da sua cidade, sempre próximos a você e prontos para atendê-lo da melhor maneira possível. Além disso, basta um clique no aplicativo do AZpop para que você entre em contato diretamente com o WhatsApp do restaurante, garantindo uma grande agilidade e praticidade no atendimento. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores restaurantes japoneses disponíveis! Serra, Niterói, Macapá, Florianópolis, Mauá.