Comidas Árabes Mais Consumidas no Brasil

Última modificação: 23/02/2021

Todos sabemos que o Brasil é um país multicultural, com dezenas colônias de diversos lugares do mundo. Entre as colônias presentes no Brasil, os Árabes possuem grande influência em nosso dia a dia, em algumas questões culturais e também na culinária do nosso país. Diante disso, vamos apresentar algumas das principais comidas árabes consumidas no Brasil, uma vez que esta culinária é muito apreciada em nosso país e você já deve ter experimentado algumas destas delícias.

Tabule

Uma das comidas árabes mais encontradas no Brasil é o tabule, que é basicamente uma salada árabe composta por vários ingredientes refrescantes e saborosos. A receita tradicional do tabule leva trigo para quibe, cebola, tomate e pepino picados, salsa e hortelã picados, o que garante a refrescância da salada, azeite, sal e pimenta para temperar. Com certeza, o tabule é uma ótima opção de salada e irá te surpreender com o sabor!

Falafel

Uma opção interessantíssima para entrada ou mesmo acompanhamento é o falafel, também muito popular entre as comidas árabes consumidas no Brasil. Além disso, o falafel é uma receita extremamente simples, o que facilita ainda mais a sua utilização em toda a culinária árabe. Apesar da facilidade de preparo, é necessário tempo para terminar a receita, uma vez que a fava e o grão de bico utilizados na receita precisam ficar de molho por um grande período de tempo (cerca de 12 horas). Além destes ingredientes, o falafel também leva tempero típico para este prato, que pode ser encontrado em lojas especializadas em culinária árabe.

Esfihas

Quando falamos em comidas árabes, não podemos deixar de lado as conhecidíssimas esfihas, tão consumidas e adoradas pelos brasileiros. Provavelmente, as esfihas são as mais consumidas entre as comidas árabes existentes no Brasil, e podem ser abertas ou fechadas. Assim como ocorre para as pizzas, alguns sabores são tradicionais para as esfihas, como as de carne. No entanto, existe uma infinidade de sabores, e você já deve ter experimentado vários deles! Além disso, você pode preparar as esfihas em casa, uma vez que a receita é fácil de preparar e você pode fazê-la da maneira que preferir!

Kafta

Cada vez mais popular no churrasco dos brasileiros, a kafta também é um prato que possui origem nos países árabes. No entanto, a maneira como servimos a kafta é levemente diferente do que a receita original: enquanto na versão original a kafta é um bolinho de carne moída e temperos especiais, aqui no Brasil costumamos encontrar este alimento na forma de espetinhos, sendo facilmente encontrados em locais que vendem este tipo de alimento. Apesar disso, o sabor da kafta continua o mesmo, e parece ter caído no gosto dos brasileiros!

Quibe Cru

Outro alimento muito tradicional da culinária árabe é o quibe cru, que também é apreciado em diversas regiões do Brasil. De acordo com os especialistas, o segredo do quibe cru está na proporção de carne e trigo, e é isso que irá ditar a aparência e sabor do alimento. Também é fundamental a utilização de hortelã, que dará uma refrescância para o prato, que é cada vez mais consumido pelos brasileiros. Também é importante adquirir uma carne de qualidade para este prato, uma vez que a carne será servida crua.

Homus

Também muito popular entre os países árabes, o homus é uma pasta feita com grão de bico, que normalmente é servido no Brasil como acompanhamento, especialmente em restaurantes árabes. Além deste acompanhamento, o homus também pode ser utilizado como recheio de torradas e pães, como o também popular pão sírio!

Coalhada seca

Também servida como acompanhamento para os mais variados pratos da culinária árabe, a coalhada seca é muito encontrada em restaurantes típicos no Brasil. Feita a partir de leite e iogurte, a coalhada seca leva mais de 12 horas para ser feita, e é feita por um processo praticamente artesanal. Desta forma, será comum você encontrar sabores e texturas diferentes de um lugar para outro, uma vez que não há uma padronização do alimento.

Desta maneira, foi possível perceber a influência e presença da culinária árabe em nosso país, sendo mais uma colônia presente no Brasil. Com isso, nós brasileiros temos muito a ganhar com essa miscigenação, uma vez que podemos usufruir e consumir alimentos de vários países e regiões de uma forma fácil, visto que existem diversos restaurantes típicos de algum país espalhados pelo Brasil.

Assim como ocorre para outras culinárias, algumas receitas ou recheios são modificados de acordo com o gosto dos brasileiros, em especial nas esfihas, que possuem uma enorme variedade de recheios, que são feitos de acordo com a imaginação do proprietário. Até mesmo a kafta costuma ganhar alguns ingredientes a mais no Brasil, mas sem perder a essência e característica das comidas árabes.

Encontre os melhores restaurantes árabes no AZpop

Após observar algumas destas excelentes comidas árabes, você deve ter ficado com água na boca! O que você talvez não imagine, é que existem restaurantes árabes bem próximos a você, e você certamente conseguirá encontrá-los com o AZpop! Além de encontrar os melhores restaurantes árabes, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp do restaurante, o que garantirá uma excelente velocidade de atendimento, o que é fundamental para quem está com fome! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores restaurantes árabes da sua cidade! Contagem, Feira de Santana, Joinville, Londrina, Porto Velho.