Comidas Italianas Mais Consumidas no Brasil

Última modificação: 05/02/2021

Como você já deve saber, o Brasil é um país de grande extensão territorial e também possui uma grande população. Aliás, a população brasileira demonstra uma grande característica do nosso país: a miscigenação. Isso ocorre porque o país possui várias colônias que se instalaram no país há séculos atrás e ainda possuem grande influência em nossa cultura. Uma destas principais e maiores colônia do Brasil é a colônia italiana!

Apesar de um país interessantíssimo e com grande variedade cultural, nosso foco nesta postagem será “apenas” a culinária italiana. E quando utilizamos a palavra “apenas” estamos apenas limitando a área, já que a culinária italiana é uma das mais ricas e consumidas em todo o mundo. Desta maneira, vamos apresentar a seguir alguns cos alimentos italianos que são mais consumidos no Brasil, assim como uma breve descrição sobre os alimentos.

Pizza

Quando falamos na culinária italiana, a primeira comida que pensamos é a pizza! Não podia ser diferente, uma vez que a pizza é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo! Apesar da origem das pizzas ser incerta (alguns acreditam que tenha sido feita pelos egípcios, outros pelos hebreus, e mais alguns outros povos), não podemos discordar que foi na cidade de Nápoles, na Itália, que se desenvolveram as melhores técnicas e sabores para a preparação das pizzas. Com vários sabores e modos de preparação, as pizzas são amplamente consumidas em países com imigração italiana, como o Brasil, Argentina e Estados Unidos. Um dos sabores mais clássicos (e o mais pedido na Itália!) é o margherita.

Lasanha

A lasanha (ou lasagna) é uma das comidas italianas mais populares e apreciadas no brasil. Afinal, é extremamente difícil resistir a combinação de sabores que a lasanha proporciona! No Brasil, o prato é facilmente encontrado em qualquer região do país, e as lasanhas à bolonhesa são as mais consumidas em território nacional, que levam carne moída, massa, molho de tomate e queijo. Apesar disso, existem várias outras modificações e possibilidades de sabores para as lasanhas, e todas ficam deliciosas. É muito difícil encontrar alguém que não tenha experimentado uma lasanha, mas não deixamos de recomendá-la! Inclusive, este é o carro chefe de diversos restaurantes italianos do Brasil!

Macarrão à Bolonhesa

A cidade de Bolonha é uma das mais conhecidas da Itália, quando o assunto é gastronomia. Desta conhecidíssima cidade italiana também saiu um prato amplamente consumido no Brasil: o macarrão à bolonhesa! Apesar de levemente diferente da versão original italiana, o macarrão à bolonhesa do Brasil costuma agradar todas as faixas etárias, sendo uma incrível combinação de espaguete e molho de tomate com carne moída, podendo levar queijo parmesão ralado por cima. Aliás, o macarrão à bolonhesa é um dos alimentos mais servidos nos almoços de domingo no Brasil!

Risoto

Talvez não tão popular quanto os pratos que mostramos até aqui, o risoto também é um prato típico da Itália e adorado pelos apreciadores da culinária italiana. Tendo como base o arroz arbóreo, o risoto mais famoso na Itália é o “risoto alla milanese”, que utiliza também o açafrão como base. No entanto, assim como ocorreu com as pizzas e lasanhas, você encontrará no Brasil e no mundo centenas de variações de risotos, como o risoto de fungos, um dos mais consumidos no Brasil.

Bisteca Fiorentina

Uma das carnes mais conhecidas da Itália é a bisteca Fiorentina, que normalmente figura entre as primeiras posições nos rankings das melhores carnes do mundo! O corte da bisteca Fiorentina engloba partes nobres do boi, como o filé mignon, o contra filé e a alcatra. Para seguir a tradição italiana, a bisteca Fiorentina deve ser assada e acompanhada pelo vinho Chianti, que é típico da região da toscana.

Sorvete

Um dos alimentos mais adorados pelas crianças, em especial em um país quente como o Brasil, o sorvete é um alimento conhecidíssimo no mundo todo e que possui a Itália como um dos pilares da sua existência. Isso porque não se sabe exatamente a origem dos sorvetes, mas sabe-se que alguns tipos de gelatto são consumidos na Itália desde o século I. Além disso, as casquinhas utilizadas para os sorvetes são de origem italiana, uma vez que existe até mesmo uma patente sobre o produto! Com centenas de variações, sabores e até mesmo texturas, os sorvetes são cada vez mais consumidos no Brasil.

Tiramisú

O tiramisú é uma das sobremesas mais tradicionais da Itália. Embora não seja tão conhecida e consumida no Brasil, é uma das sobremesas mais procuradas por quem frequenta as tradicionais cantinas italianas do nosso país. A receita, que leva queijo mascarpone, café, creme de leite, licor e biscoito champanhe, é deliciosa e costuma agradar os apreciadores da culinária italiana!

Desta maneira, é possível perceber que as raízes da cultura e culinária italiana estão presentes em grande parte do Brasil. Isso é muito interessante para a diversificação do nosso país, uma vez que temos diversas culturas e, consequentemente, grandes variações na culinária e demais áreas. Além disso, é completamente que tenhamos algumas variações em relação aos alimentos, seja por dificuldade para encontrá-los ou até mesmo pelo custo de determinados ingredientes. Mesmo assim, as receitas continuam deliciosas e agradam o paladar da maioria dos brasileiros!

Encontre as melhores comidas italianas no AZpop

Depois de conhecer (ou rever) algumas das principais receitas da Itália, você certamente deve ter sentido vontade de apreciar alguns destes alimentos. Com o AZpop, você pode encontrá-los com facilidade! Somente no AZpop você encontra os melhores restaurantes italianos na sua cidade, sempre prontos para te atender da melhor forma possível. Além disso, o contato inicial é feito com apenas um clique no WhatsApp, o que garante uma grande velocidade e facilidade para o acompanhamento do seu pedido! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores restaurantes italianos pertinho de você! Porto Alegre, Campinas, São Gonçalo, Duque de Caxias, Natal.