7 Dicas Para não Ser Enganado por Mecânicos

Última modificação: 21/11/2020

Se você possui algum veículo e leva ele regularmente para realizar as manutenções, certamente você já passou por alguma dificuldade com algum mecânico. Seja um prazo não cumprido, ou uma manutenção realizada incorretamente, até mesmo preços superfaturados, todo mundo já passou ou conhece alguém que já sofreu com essas situações desconfortáveis.

Boa parte destas situações ocorrem porque não sabemos ou não temos noção do tamanho do reparo que será necessário, assim como preço de peças e mão de obra do ramo. Diante disso, vamos apresentar algumas dicas que todo proprietário de veículo precisa saber, com o objetivo principal de não ser enganado pelos mecânicos, pagando um preço justo pelo serviço realizado e obtendo um serviço de qualidade. Algumas das dicas apresentadas podem parecer simples até demais, mas saiba que grande parte das pessoas não seguem nem mesmo as dicas mais básicas. Então, vale a pena conferir cada detalhe!

1 – Peça sempre o orçamento para a manutenção

O orçamento é um dos passos mais simples para a prestação de um serviço de qualidade e será importantíssimo tanto para o mecânico quanto para o cliente. Para o mecânico o orçamento é importante pois “avisa” ao cliente sobre os preços e até mesmo sobre o prazo de entrega. Desta forma, o cliente não poderá alegar ter sido pego de surpresa após a realização da manutenção. Já para o cliente, o orçamento é importante devido a dois fatores principais. O primeiro fator é a certeza de que o mecânico consertará o que está restrito ao orçamento. Caso haja a necessidade de algum outro componente, será necessário avisar o cliente e refazer o orçamento, ou mesmo ficará por conta da oficina, como deve ocorrer em quebras de componentes durante a montagem/desmontagem do veículo. O segundo fator é a facilidade de comparação para o cliente, que poderá averiguar também em outras oficinas não só o valor final da manutenção, mas também as peças que precisam de substituição.

2 – Nunca deixe de comparar os preços

Assim como adiantamos um pouco no tópico anterior, a comparação de preços é importante para qualquer serviço, em especial para os oferecidos em oficinas. Sendo assim, tenha sempre mais de um orçamento em mãos, que permitirão a você averiguar os preços oferecidos, as peças trocadas e também os prazos, que também são muito importantes para pessoas que dependem do veículo. Tendo isso, avalie o melhor custo-benefício para você e adquira o serviço! Perceba que nem sempre o menor preço será o mais vantajoso, uma vez que existem outras variáveis, como o tempo de execução do serviço. Por exemplo, se você depende totalmente do veículo, vale a pena pagar um pouco a mais para um serviço feito mais rápido. Portanto, considere também a sua necessidade antes de realizar a manutenção.

3 – Procure por referências

Hoje em dia uma parcela considerável da população possui (ou possuiu) algum veículo. Desta maneira, se você levará seu carro para a oficina pela primeira vez, certamente terá um colega ou familiar que já levou o veículo antes. Assim, você poderá perguntar para essas pessoas sobre as experiências boas com as oficinas mecânicas e, principalmente, as más experiências. Isso ajudará você a diminuir consideravelmente a quantidade de locais existentes, visto que a experiência pessoal faz grande diferença durante a seleção.

4 – Verifique a existência de garantia

A garantia de um produto ou serviço garantirá a você uma maior tranquilidade em relação ao serviço adquirido. Diante disso, procure sempre saber se a oficina também oferece garantia em relação às peças e serviços, e lembre-se também de verificar a duração desta garantia. A peças novas normalmente possuem garantia por parte do fabricante contra defeitos de fabricação. Peça também pela garantia sobre o serviço, o que fará com que você não tenha preocupações com nada do que foi realizado. Mais que isso, desconfie sempre de locais que não oferecem nenhuma forma de garantia, uma vez que isso põe em dúvida a qualidade da manutenção realizada.

5 – Faça também a sua parte

Você também pode contribuir com pequenas atitudes que o ajudarão ou diminuirão a chance de ser enganado nas oficinas mecânicas. Mas o que eu posso fazer? Procurar pelo defeito na internet é uma maneira de guiá-lo durante a visita a oficina. Talvez você não encontre exatamente o problema do seu veículo, mas chegará perto disso e já terá uma noção preliminar de valores e tempo. Após o recebimento do orçamento, você também poderá buscar pelas peças na internet, verificando se o preço está compatível com o mercado ou se está muito acima do normal. Tudo isso irá te ajudar a diminuir a chance de ser enganado. Afinal, você terá uma noção, mesmo que mínima, do que está acontecendo com seu automóvel.

6 – Faça um teste sobre a honestidade da oficina

Se você desconfia de alguma oficina ou mesmo quer testar a honestidade de um estabelecimento, faça pequenos testes para verificar a integridade da oficina mecânica. Por exemplo, após trocar uma pastilha de freio em um local de confiança, leve-o para a oficina que deseja testar e reclame da frenagem do veículo. Caso o serviço seja honesto, você será avisado que os equipamentos estão novos e não será necessária nenhuma manutenção. Porém, se a oficina recomendar a substituição do equipamento ou mesmo outra manutenção, descarte-a da sua lista!

7 – Mantenha um mecânico de confiança

Encontrou aquela oficina que realiza um serviço de qualidade com um preço justo? É hora de estabelecer uma relação de confiança com a oficina. Assim, leve sempre seu carro para este local e você ficará mais tranquilo quanto Pa resolução dos problemas envolvendo o seu veículo. Além disso, você estará incentivando um profissional de qualidade, que está cada vez mais escasso no mercado!

Com as dicas mostradas acima ficará mais fácil evitar os problemas tão incômodos em relação às mecânicas. Além disso, seguindo estas recomendações você terá uma chance muito maior de encontrar um profissional de qualidade, cuidando do seu veículo da melhor maneira possível!

Encontre as melhores oficinas no AZpop!

Somente no AZpop você encontra o contato das melhores oficinas mecânicas do Brasil! O melhor disso tudo: é gratuito e você entrará em contato diretamente com o WhatsApp da oficina, garantindo assim um atendimento mais rápido, fácil e prático. Encontre as melhores oficinas nas cidades de Piracicaba, São Gonçalo, São Bernardo do Campo, João Pessoa, Uberaba, Uberlândia, Natal, Sorocaba, São Luís, Belém.