10 Dicas para Vender Mais com o WhatsApp

Última modificação: 24/09/2020

O WhatsApp foi, em 2019, o aplicativo mais baixado no mundo, levando em consideração os dados fornecidos pela Google Play Store e pela App Store. Essa grande acessibilidade fez com que a venda de produtos e serviços pelo WhatsApp disparasse. Sendo assim, separamos 10 dicas para você vender mais utilizando o mensageiro mais utilizado do planeta.

1 – Utilize o WhatsApp Business

O primeiro passo para obter sucesso em suas vendas é utilizar o aplicativo corretamente. Pensando nisso, o WhatsApp disponibiliza o WhatsApp Business, disponível para as plataformas Android, iOS e PC, para facilitar e melhorar o seu negócio. Desta maneira, utilize-o! As vantagens da utilização do WhatsApp Web são grandes (mostraremos a seguir!) além de preservar o seu número de telefone pessoal, uma vez que você pode manter a conta comercial e a pessoal ao mesmo tempo, em um único aparelho. E mais, o WhatsApp Web também é totalmente gratuito!

2 – Configure uma mensagem de bem-vindo

O primeiro recurso do WhatsApp Web que devemos explorar é a mensagem de boas-vindas. Sabemos que, para os clientes, quanto mais rápido o atendimento, melhor. Assim, é disponibilizado no aplicativo a opção do envio de uma mensagem de boas-vindas, seja para novos clientes, ou para aqueles que não entram em contato com seu perfil comercial a mais de 14 dias. A mensagem de saudação pode ser acessada através do menu “Ferramentas Comerciais” e o usuário pode customizar a mensagem como preferir, além da opção de filtrar os contatos para envio da mensagem (por exemplo, você pode não enviar a mensagem para aqueles que estão em sua lista de contatos).

3 – Configure uma mensagem de ausência

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Business está na possibilidade do envio de mensagens automáticas. Assim como a mensagem de boas-vindas, é possível também enviar uma mensagem de ausência!

As mensagens de ausência também podem ser enviadas para todos os clientes, e o horário de envio também pode ser configurado. Se você preencheu o horário de atendimento em seu perfil comercial, poderá selecionar a opção do envio da mensagem de ausência para fora do horário de atendimento, ou ainda programar o envio manualmente, com os horários que preferir. Assim, você não precisa estar disponível o tempo todo e o cliente será informado sobre sua ausência. Como bônus, você pode até informar o horário de retorno para seus clientes!

4 – Responda o mais rapidamente possível

Essa dica vale para todos os comércios e serviços, independentemente de utilizar ou não o WhatsApp Business. O cliente sempre espera por velocidade no atendimento e, com o avanço das vendas pela internet, ficou ainda mais fácil encontrar outras pessoas oferecendo o mesmo serviço. Sendo assim, o atendimento rápido e peça chave para o seu produto/serviço. Além das mensagens de boas-vindas e de ausência, você pode também configurar mensagens rápidas, para que não seja necessário digitar um texto toda vez. Observe na figura abaixo:

Ao digitar “/obrigado”, será fornecida a resposta rápida configurada da imagem. Você pode também adicionar mais respostas rápidas através do menu Ferramentas Comerciais.

5 – Informe o horário de atendimento e respeite esses horários

Quanto mais informações passadas para o cliente, melhor será a sua identificação! Desta maneira, ao criar a sua conta no WhatsApp Business, informe sempre os seus horários de atendimento (e as demais informações sobre a empresa, como endereço e contatos!). Com isso, o cliente saberá em quais horários seu atendimento estará disponível, o que pode ser combinado também com a mensagem de ausência, para manter seu cliente informado em qualquer horário. No entanto, devemos ressaltar um conselho muito importante: esteja disponível nos horários informados! É de fundamental importância que você esteja disponível dentro dos horários informados, uma vez que os clientes esperam por um retorno do seu atendimento. Além disso, temos a questão da agilidade do atendimento, que é importantíssimo para o cliente, como informamos anteriormente. Respeite os seus horários de trabalho!

6 – Coloque uma foto de perfil profissional

Também é muito para o cliente saber que está negociando com um perfil profissional. Isso passa uma sensação de formalidade ao negócio, e pode ser muito importante para adquirir novos clientes. Desta maneira, lembre-se de preencher corretamente o perfil da empresa e, principalmente, escolha uma foto de perfil profissional, com o logo de sua empresa ou algo do tipo. Evite utilizar fotos pessoais, ou ainda imagens retiradas da internet. Invista neste recurso, pois o primeiro contato do seu cliente com a empresa se dará através da foto do perfil!

7 – Utilize a opção de catálogos de produtos

A dica a seguir é importante para você que oferece uma série de produtos ou serviços. O WhatsApp Business disponibiliza a criação de catálogos de produtos/serviços. No catálogo, é possível adicionar fotos do produto, além de seu preço, uma breve descrição do item e até mesmo o código do item, que pode facilitar muito nos pedidos caso você ofereça uma grande diversidade de produtos.

Ao utilizar um sistema de catálogos, você poderá enviar rapidamente para os clientes todos os produtos/serviços disponíveis, o que certamente facilitará o seu trabalho e tornará mais fácil a escolha do cliente.

8 – Divulgue o seu WhatsApp o máximo que puder

Aumentar o alcance da sua empresa certamente fará com que você ganhe mais clientes. Para isso, é importante divulgar o seu contato de WhatsApp o máximo possível. Procure grupos relacionados ao seu produto, assim você terá contato com potenciais clientes e até mesmo parceiros. É importantíssimo também disponibilizar o seu contato em mecanismos de busca na internet. No AZpop, por exemplo, que funciona da mesma forma que uma agenda telefônica moderna, você pode divulgar gratuitamente o seu negócio e contato (utilize o seu perfil comercial para melhores resultados!), que ficará disponível para clientes que buscarem pelo seu serviço na sua cidade. Depois disso, com apenas um clique o cliente entrará em contato diretamente com o seu WhatsApp.

9 – Utilize etiquetas em suas conversas

Uma das maiores dificuldades no dia a dia de uma empresa é manter a organização. Quando envolve o WhatsApp, a dificuldade fica maior ainda, principalmente quando o número de clientes aumenta rapidamente. Para isso, o WhatsApp Business disponibiliza um sistema de etiquetas, em que você pode utilizar etiquetas de cores diferentes para identificar os seus clientes. Por exemplo, você pode utilizar uma cor para novos clientes, outra cor para pedidos urgentes e até mesmo utilizar a marcação para pedidos finalizados. As etiquetas, disponíveis no menu principal do seu aplicativo, serão grandes facilitadoras ao longo do seu trabalho com o WhatsApp Business, aproveite!

10 – Mantenha contato com seus clientes regularmente

Após conquistar o cliente, é necessário manter o contato, para informa-lo de novidades e promoções. Para isso, utilize as listas de transmissão que podem ser criadas no WhatsApp Business, e enviadas para até 256 contatos de maneira simultânea. No entanto, tenha cuidado! Lembre-se de perguntar para o cliente se ele deseja receber suas promoções e novidades, uma vez que propagandas indesejadas são prejudiciais à sua marca. Além disso, não envie propagandas em excesso, uma vez que você estará trabalhando com as contas pessoais de seus clientes.

Desta forma, ao utilizar estas dicas aqui citadas, você certamente irá melhorar e muito o seu comércio através do WhatsApp! Como foi informado, todos estes recursos estão disponíveis gratuitamente, basta cada um deles e começar a utilizá-los, já que as interfaces dos programas são muito simples e práticas! Aproveite!