8 Dicas Para Encontrar um bom Encanador

Última modificação: 06/11/2020

Quem já teve problemas com o encanamento da sua casa sabe que é um problema chato e complicado para ser resolvido. Isso porque nem sempre identificamos o problema da maneira correta, não possuímos o conhecimento suficiente para realizar este tipo de manutenção e, principalmente, temos um pouco de dificuldade para encontrar profissionais qualificados que cobrem um preço justo. Diante disso, vamos apresentar a seguir 8 dicas que facilitarão a sua vida na hora de encontrar um encanador, diminuindo a sua dor de cabeça para resolver este problema tão incômodo.

1 – Tente identificar a complexidade do problema

Identificar a complexidade do seu problema pode ajudar na escolha de um encanador qualificado. Isso porque dentro dos problemas hidráulicos podem acontecer problemas de baixa complexidade, como ralos entupidos, torneiras com vazamento ou problemas de drenagem, e também problemas de alta complexidade, que envolvem a estrutura da sua casa ou necessitam de acabamento posterior. Desta maneira, identificando a complexidade do seu problema você poderá encontrar um encanador devidamente qualificado, uma vez que não são todos que realizam qualquer espécie de manutenção.

2 – Colete o máximo de informações sobre o seu problema

No mesmo instante que identificar a complexidade do seu problema, reúna o máximo de informações possível, como o local onde está situado o problema, possíveis situações que podem ter danificado o encanamento, a proximidade com equipamentos elétricos e demais partes da sua residência e assim por diante. Colete tudo o que julgar relevante para o problema, visto que ajudará o profissional a identificar as melhores soluções, prazos e urgência para a sua situação. Além disso, facilitará a precisão dos valores e prazos contidos no orçamento do encanador.

3 – Verifique a disponibilidade do encanador

Nunca saberemos quando um problema deste tipo irá acontecer! Pode ser um simples vazamento durante o dia ou mesmo um vazamento incontrolável durante a noite! Com isso, quanto maior a disponibilidade de um encanador, maior será a chance de você contratá-lo. É claro que não será somente a disponibilidade que servirá como critério de seleção, mas o tempo disponível fará total diferença para a grande maioria dos clientes. Sendo assim, um dos grandes diferenciais dos encanadores é a disponibilidade para realizar manutenção 24h por dia, especialmente em horários fora do período comercial!

4 – Busque por referências do profissional

As indicações também possuem grande influência nas tomadas de decisão atuais. Portanto, quando precisar de um encanador peça a opinião de colegas e familiares, que podem indicar profissionais de confiança e que realizam o serviço da maneira correta. Caso não encontre nenhum profissional recomendado, procure pelas avaliações na internet, que podem auxiliá-lo na escolha e alertar sobre maus profissionais. Além disso, não deixe de consultar as próprias referências dadas pelo profissional, que podem identificar a compatibilidade do profissional com o serviço e exigências necessárias. Em diversas situações o profissional pode ser bom em uma área de atuação, mas ineficiente em outra. Assim, procure por avaliações em serviços que sejam próximos ao que você necessita!

5 – Faça sempre mais de um orçamento

Os orçamentos também são muito importantes e influenciam consideravelmente na contratação de um serviço. Deste modo, recomendamos sempre a realização de pelo menos três orçamentos, com empresas e profissionais diferentes. Os orçamentos serão fundamentais, visto que fornecerão uma média do valor necessário para a realização do reparo, assim como o ajudará a identificar se algum prestador ou empresa está cobrando um valor muito acima do necessário. Mais que isso, a realização de orçamentos diferentes também permitirá a identificação de orçamentos com valor muito abaixo da média, que devem gerar desconfiança em profissionais que cobram pelo serviço adiantado e que não possuem muitas referências.

6 – Verifique a existência de garantia sobre o serviço

Um grande diferencial encontrados em serviços prestados por encanadores é a garantia, que será dada em relação ao serviço prestado e evitará que você tenha dores de cabeça com este mesmo problema. A garantia pode ser dada em prazos diferentes, como 30 dias, 3 meses ou 1 ano, dependendo da atividade realizada, servindo como uma segurança a mais para o cliente e também garantindo ao prestador do serviço uma maior credibilidade, uma vez que confere ao cliente uma tranquilidade sobre o problema resolvido. Assim, verifique nos orçamentos e não deixe de perguntar se existe uma garantia sobre o serviço, já que os reparos realizados em encanamentos não devem estragar com tanta facilidade!

7 – Avalie sempre o custo benefício

Na sua decisão final, sempre considere o melhor custo benefício possível. Isso não quer dizer que o mais caro será o melhor e, consequentemente, o mais barato seja o pior dos serviços. Há hora decidir lembre-se de avaliar tudo o que citamos nos tópicos anteriores: referências, tempo de mercado, seguro. Verifique também a sua disponibilidade financeira, já que nunca sabemos quando estes imprevistos vão acontecer! Mas tente contratar o serviço que ofereça o melhor custo benefício. Em algumas situações, a inclusão do seguro sobre o serviço acrescentará um pequeno valor ao custo final. Assim, é melhor contratar o serviço e ficar livre de preocupação por um bom tempo!

8 – Encontre os melhores encanadores no AZpop

Você pode encontrar centenas de encanadores na sua cidade rapidamente com o AZpop! Além disso, com apenas um clique você poderá entrar em contato diretamente com o WhatsApp do encanador, agilizando o atendimento, que é muito importante diante da sua necessidade. Clique sobre o nome da sua cidade e encontre os melhores encanadores da região! São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas,Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Cuiabá.