Dicas Para Facilitar o Banho no Seu Cachorro

Última modificação: 05/01/2021

Atualmente, grande parcela da população possui pelo menos um cachorro dentro de casa. Como você já deve saber, os cachorros podem possuir diversas pelagens, assim como seu tamanho e comportamento também variam de acordo com a raça do pet. Felizmente, temos um cuidado cada vez maior com nossos pets, que incluem uma alimentação adequada, vacinação correta e cuidados com a higiene, principalmente o banho.

Uma vez que a grande maioria dos cachorros frequenta o ambiente interno das residências, o banho frequente se torna importante também para manter a limpeza das casas, evitando uma grande quantidade de pelos espalhados e também odores desagradáveis. No entanto, nem todos os cachorros reagem da mesma forma aos banhos: enquanto alguns adoram esta etapa, outros fogem ou ficam inquietos. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas que serão de grande importância na hora de dar banho no seu amigo de 4 patas.

Escove o animal antes do banho

O que pode parecer uma etapa simples e desnecessária para o banho, na verdade é de grande importância! Escovar o animal antes do banho, em especial para aqueles que possuem uma pelagem maior, facilitará bastante para dar banho no seu pet. Isso porque, ao escovar o cachorro, você conseguirá eliminar pelos e pele morta, assim como remover pequenas sujeiras do animal. Além disso, se a pelagem do pet for grande, você conseguirá também remover alguns nós, poupando tempo e fazendo menos bagunça na hora do banho!

Comece o quanto antes

Sempre que possível, comece a dar banho no seu cachorro desde filhote. Isso facilitará para o cachorro, que estará acostumado com todo o processo do banho, e também facilitará para você, uma vez que será muito mais tranquilo dar banho em um animal calmo. Ao realizar este processo desde filhote, a tendência é que seu pet se acostume com o banho, ficando muito menos agitado durante o processo.

Utilize um shampoo adequado

Nos dias atuais existem diversas linhas de produtos feitos especificamente para o seu pet. Assim como selecionamos os shampoos adequados para a nossa situação, com os cachorros também existem shampoos específicos para cada tipo de pelo. Mesmo se não encontrar o shampoo específico para o seu pet, o ideal é utilizar shampoos feitos para cachorros, que não irritarão a pele do seu companheiro por serem hipoalergênicos. A dosagem do produto também deve ser adequada ao tipo de pelo, tamanho e peso do animal. Portanto, não deixe de verificar na embalagem qual a quantidade ideal para o seu pet.

Secar o pet também é importante!

Apesar de ser a etapa do banho que mais assusta nossos companheiros, secar adequadamente o seu pet é importantíssimo! Secar com cuidado toda a pele do seu cachorro ajudará a evitar dermatites, fungos e até mesmo a proliferação de fungos e bactérias. No entanto, tenha cuidado com o seu companheiro nesta hora, uma vez que o barulho dos secadores costuma incomodar os cachorros. Tome os devidos cuidados e de a atenção necessária para que ele possa superar esta etapa sem ficar irritado. Lembre-se também de não utilizar o vento na temperatura mais alta, que poderá prejudicar o pelo do seu pet ou mesmo causar ferimentos, que não são nada desejáveis neste momento.

Cuidado com a temperatura da água

Embora estejamos acostumados a tomar banho com a temperatura da água mais quente, saiba que isso não é o ideal para o seu pet. Aliás, até para nós esta temperatura elevada é prejudicial, mas será ainda mais para o seu cachorro. Desta forma, utilize água morna para o banho do seu pet, assim como costumamos utilizar para os banhos em bebês. Esta temperatura será confortável para o animal, ao mesmo tempo em que facilitará a limpeza do seu pet.

Encontre o local ideal para o banho

O lugar ideal também deve ser encontrado de acordo com cada cachorro. Para animais de pequeno e médio porte, uma banheira, bacia ou mesmo o chuveiro podem ser suficientes. Já para animais maiores, mangueiras e ambientes maiores são necessários. No entanto, é preciso ter cuidado para não utilizar a água muito fria, que poderá incomodar ou resfriar o seu animalzinho. Tenha cuidado também com o ambiente, ou seja, se o cachorro tem medo do banho e tenta fugir, procure por um local onde seja possível segurá-lo com facilidade, como tanques ou bacias.

Faça preparativos antes e depois do banho

Algumas etapas são importantes antes e depois do banho, para acalmar ou mesmo para agradar o seu cachorro. Vejamos então as recomendações.

Antes do banho, são recomendadas atividades que façam o seu companheiro gastar energia, como passear ou também brincar com outros cachorros. Isso fará com que seu amigo esteja mais cansado durante o banho, diminuindo de maneira considerável a sua agitação. Para cachorros que não gostam dos banhos essa pode ser uma ótima ideia!

Para depois do banho, é recomendado que você mime o seu pet, uma vez que ele associará esses mimos com o banho, aceitando este processo de um modo mais fácil. Esses mimos podem ser petiscos, brinquedos e até mesmo uma atenção ou atividade especial com seu amigo!

Com essas dicas, você conseguirá dar banho no seu cachorro com facilidade, desde que possua tempo hábil e também esteja disposto a cuidar deste momento do seu pet. Levar ao banho e tosa também pode ser uma ótima ideia, principalmente para quem não possui muito tempo hábil para as atividades.

Encontre os melhores Banho e Tosa no AZpop

Em situações em que você tenha dificuldade para dar banho no seu cachorro, ou mesmo não tenha tempo disponível para isso, você pode procurar por empresas de banho e tosa, que cuidarão da melhor forma possível do seu pet. No AZpop você encontra dezenas de banho e tosa na sua cidade, podendo entrar em contato diretamente com o WhatsApp destas empresas, garantindo um atendimento da maneira mais rápida possível. Clique sobre a sua cidade e encontre os melhores banho e tosa da região! São Paulo, Manaus, Guarulhos, Campo Grande, São José dos Campos, Brasília, Recife, São Luís, Teresina, Ribeirão Preto.