Diferença Entre Objetos Folheados e Banhados a Ouro

Última modificação: 01/02/2021

Quando desejamos agradar alguém, seja em uma ocasião especial ou mesmo no dia a dia, os presentes são sempre uma alternativa interessante. Ao tratar especificamente das mulheres de todas as idades, presentear com joias e bijuterias irá agradar este público, uma vez que são objetos delicados e muito amados pela maioria das mulheres. No entanto, quando procurar por estes itens, que podem ser colares, brincos, anéis ou pulseiras, você irá encontrar uma série de variações. Joias, semijoias, bijuterias, tudo isso pode te confundir, e é necessário entender esta diferença.

Além disso, se você deseja tornar ainda mais especial o momento, pode selecionar objetos de ouro, que são o que há de mais tradicional e requintado no meio das joias (não levando em consideração as pedras preciosas, que são itens excepcionais até mesmo nas joias!) Mesmo com a seleção deste material, você encontrará também uma variedade considerável de opções, uma vez que temos objetos de ouro, banhados a ouro e também folheados. Com base nisso, vamos esclarecer ao longo desta postagem a diferença entre joias, semijoias e bijuterias, assim como explicaremos a diferença entre objetos de ouro, banhados a ouro e folheados.

Diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Como adiantamos nos parágrafos anteriores, para conseguir selecionar o presente adequado para a sua situação, o primeiro passo é compreender a diferença entre as joias, as semijoias e as bijuterias. Vamos explicar sobre cada uma delas a seguir:

  • As joias são os objetos mais valiosos desta lista, uma vez que são produzidas totalmente por um metal nobre, como a platina, a prata e, principalmente, o ouro. Além disso, em diversas vezes, as joias são especialmente produzidas por designers e podem conter pedras preciosas, o que tornam estes objetos ainda mais exclusivos. Desta maneira, as joias são os objetos desta lista que utilizam os materiais de melhor qualidade e brilho, além de apresentarem a maior durabilidade entre as peças.
  • Por sua vez, as semijoias são objetos que possuem um acabamento similar às joias, mas possuem uma grande diferença em sua base. Enquanto as joias são feitas totalmente de um material nobre, as semijoias utilizam em sua base um material que não é nobre, como o latão, o estanho e até mesmo o bronze. Diante disso, as semijoias recebem um banho destes materiais nobres, e quanto maior a camada de material nobre, maior será o seu preço e durabilidade. Além disso, as pedras utilizadas nas semijoias não são verdadeiras, o que reduz significativamente o preço destes itens, deixando-as mais próximas das bijuterias do que das joias verdadeiras.
  • Por fim, temos as bijuterias, que são os itens mais simples entre as três categorias que mostramos aqui. Isso porque as bijuterias não utilizam nenhum material nobre em sua composição, com o seu acabamento sendo feito de tintas douradas que imitam o ouro, mas que oxidam facilmente e prejudicam consideravelmente a durabilidade destas peças. Além disso, como as bijuterias utilizam materiais de qualidade inferiores em seu processo de fabricação, é comum que estes objetos causem alergia, o que dificilmente acontece para joias e semijoias, que utilizam metais mais inertes

Diferença entre materiais de ouro, folheados e banhados a ouro

Entendida a diferença entre os objetos anteriores, podemos agora comentar sobre a diferença entre os objetos de ouro, objetos folheados e também os objetos banhados a ouro. Confira!

  • Objetos de ouro: Os objetos de ouro são os mais fáceis de entender, uma vez que estes objetos são feitos inteiramente de ouro. Assim, se tratam de joias, como mostramos anteriormente. Assim como dissemos na seção anterior, estes serão os objetos mais valiosos desta lista, apresentando também a maior durabilidade entre os itens desta lista.
  • Objetos folheados: Já os objetos folheados são aqueles que recebem uma fina camada do metal precioso, que é comprimida fortemente para aderir ao material. Apesar de muito utilizado em tempos anteriores, este processo está caindo cada vez mais em desuso, uma vez que apresenta uma limitação grande em relação as formas, conseguindo aplicar a camada de material metálico somente sobre superfícies planas e chapas. Além disso, a realização em massa deste processo é difícil, o que torna ainda mais difícil o seu uso nos dias atuais.
  • Objetos banhados a ouro: Por fim, temos os objetos banhados a ouro, que são os mais produzidos atualmente. Como você deve imaginar, este é um processo para a produção de semijoias, em que você literalmente mergulha um objeto em uma solução de sais de ouro, que após ligada à corrente elétrica, irá se depositar sobre o metal base, em um processo que é denominado galvanoplastia. Neste processo, o tempo de banho e a espessura podem ser devidamente controlados, assim como o banho pode ser realizado em várias peças de uma só vez, fazendo com que os objetos banhados a ouro estejam muito presentes no mercado atual de semijoias.

Portanto, foi possível observar que é fácil identificarmos a diferença entre joias e bijuterias, mas não é tarefa simples verificar a diferença entre joias e semijoias que não envolvam pedras preciosas. Portanto, agora que você possui uma base sobre o assunto, pode procurar pelas joalherias da sua região os melhores itens para o seu gosto!

Encontre as melhores Joias e Bijuterias no AZpop

Agora que você compreendeu a diferença entre as joias e bijuterias, assim como entendeu a diferença entre os diferentes processos de preparação destes materiais, ficará muito mais fácil selecionar este tipo de presente. Somente no AZpop você encontra o contato de dezenas de joalherias e bijuterias na sua cidade, próximas a você! Com centenas de objetos disponíveis, você certamente conseguirá encontrar algum item que o agrade, de maneira fácil e rápida. O melhor disso tudo: com apenas um clique você entra em contato diretamente com o WhatsApp da joalheria, o que garantirá um atendimento rápido e fácil, além da possibilidade de escolher o presente ideal sem sair de casa! Clique sobre a sua cidade e encontre as melhores joalherias e bijuterias disponíveis! Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiania.