Frutas Mais Consumidas no Brasil e Seus Benefícios Para a Saúde

Última modificação: 05/03/2021

Em função de diversas condições naturais e sociais, temos acesso a uma grande variedade de frutas de qualidade em território nacional. Podemos encontrar as frutas em supermercados, hortifrútis, quintais e até mesmo nas ruas de algumas cidades. No geral, as frutas trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde, sendo indispensáveis para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Com base nisso, vamos apresentar a seguir quais são as frutas mais consumidas no Brasil, além de explicarmos de forma rápida sobre os seus benefícios para a saúde.

Banana

Sem dúvidas, a banana é uma das frutas mais populares no Brasil, sendo também uma das mais consumidas. Com vários tipos, como a nanica, maçã, prata ou da terra, as bananas são excelentes fontes de energia, além de ricas em sais minerais (como o potássio) e carboidratos. Mais do que isso, as bananas são amplamente empregadas em diversas receitas e até mesmo na fabricação de medicamentos. Outro fator importantíssimo para a popularização da banana é o fato destas frutas produzirem em todas as épocas do ano.

Laranja

Uma das frutas mais consumidas quando se fala em sucos, as laranjas também apresentam diversas variedades, e também são utilizadas para a produção de doces, geleias e para o consumo in natura. Além da conhecidíssima vitamina C, a laranja também é uma fruta rica em ácido cítrico, que atua fortalecendo o sistema imunológico e protege o coração.

Maçã

As maçãs, que possuem origem em países da Ásia e da Europa, são amplamente consumidas em território nacional. Também com uma ampla variedade de tamanhos e sabores, as maçãs são consumidas in natura, na forma de sucos e também em alguns doces. Entre os benefícios desta fruta, destacam-se a presença de vitaminas A, B1, B2 e K, além de ferro e fósforo, sendo frutas muito importantes para o fortalecimento do sistema imunológico.

Manga

De origem indiana, as mangas caíram no gosto dos brasileiros, com um consumo muito grande em sucos e in natura. Também com diversas variedades, as mangas são excelentes fontes de açúcar, vitaminas e minerais. Além disso, é um alimento que não pode ficar de fora da dieta de pessoas com anemia, uma vez que as mangas possuem altas concentrações de ferro.

Melancia

Uma vez que estamos em um país com altas temperaturas, uma fruta com grande quantidade de água como a melancia certamente se tornaria popular entre os brasileiros! De origem africana, a melancia possui também uma alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória, além de quantidades significativas de açúcar, cálcio, fósforo e ferro.

Morango

Os morangos também são muito populares no Brasil, sendo consumidos de diversas maneiras diferentes, inclusive em grande quantidade de doces e geleias. Originários da Europa, os morangos são frutas muito recomendadas para quem deseja fortalecer o sistema imunológico e melhorar o processo de cicatrização, uma vez que a fruta é rica em vitaminas C, A, B5 e B6, além de ferro, selênio, magnésio, cálcio e potássio.

Pera

As peras também são empregadas em diversas receitas brasileiras, além do consumo in natura. Estas frutas são ricas em sódio, potássio, magnésio, ferro e cálcio, sendo altamente recomendadas para combater a prisão de ventre, controlar a diabetes e também perder peso, visto que as peras são alimentos de baixo índice calórico.

Pêssego

Um dos alimentos sazonais mais procurados no Brasil, os pêssegos possuem um sabor adocicado e suave, sendo consumidos de forma natural ou ainda empregados em receitas variadas. Estes alimentos são ricos em elementos antioxidantes, além de possuírem uma série de minerais como fósforo, magnésio, iodo, ferro, manganês e cobre.

Tangerina

Com diversas denominações de acordo com a região do país, certo é que as tangerinas são altamente populares em todo o Brasil. Fonte importante de vitaminas A e C, as tangerinas fornecem também sais minerais como o cálcio e o ferro, sendo um dos alimentos recomendados para quem deseja combater problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Limão

Com origem asiática, o limão é um dos alimentos mais populares na culinária brasileira em função da sua versatilidade, uma vez que são utilizados como tempero em alimentos salgados, no preparo de sucos e sobremesas, além da tradicional caipirinha brasileira. Os limões também são reconhecidas fontes de vitamina C e minerais, sendo utilizados por pessoas que desejam combater o envelhecimento, perder peso e fortalecer o sistema imunológico.

Você já deve ter percebido que os sucos são destino de grande parte das frutas que consumimos em nosso país! Isso acontece em função das temperaturas do Brasil, que é um país tropical e apresenta médias elevadas de temperatura durante todo o ano. Desta maneira, os sucos são ótimas e saudáveis alternativas para refrescar, ao mesmo tempo que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e fornecem grande quantidade de vitaminas e minerais. Além disso, a ampla variedade de frutas que temos acesso permitem a sua utilização para a fabricação de doces, além do consumo direto destes alimentos. Com isso, é possível notar que temos muito a ganhar com isso, uma vez que temos acesso facilitado a uma alimentação de qualidade e saudável. Aproveite!

Encontre as melhores frutarias e hortifrúti no AZpop

Depois de conhecer um pouco mais sobre as frutas mais consumidas no Brasil e sobre os seus benefícios para a saúde dos consumidores, é hora de procurar pelas melhores frutarias e hortifrútis da sua cidade. Somente no AZpop você encontrará as melhores opções disponíveis próximas a você, oferecendo frutas de alta qualidade e preços excelentes. Também é fundamental destacar que com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp da frutaria, o que facilitará o seu contato e até mesmo os seus pedidos através do mensageiro. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre as melhores frutarias e hortifrútis disponíveis! Palmas, Mossoró, Taboão da Serra, Sumaré, Gravataí.