A História do AgendaZap

Última modificação: 21/09/2020

A história do AgendaZap começou numa conversa entre dois amigos de infância da cidade de Salto (Fernando Buglia e Daniel Scocco)  em janeiro de 2019.

Na verdade, nossa ideia inicial era desenvolver um aplicativo /  plataforma que  conectaria clientes em busca de imóveis e imobiliárias. Entretanto, um detalhe que nos preocupava era justamente a ampla utilização do aplicativo WhatsApp no Brasil. Como desenvolver uma aplicação para concorrer com o famoso mensageiro do grupo do Facebook que tanto facilita a comunicação no dia a dia de milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo?

Curiosamente, foi justamente essa preocupação que trouxe à tona a ideia do AgendaZap. Afinal, por que não desenvolver um aplicativo ou uma plataforma que fornecesse para as pessoas  exatamente o que elas  querem dos profissionais e dos comércios que estão procurando?

E de fato,  por incrível que pareça, havia uma brecha  nesse mercado, pois o Google, que é o principal meio que as pessoas utilizam para encontrar os profissionais e os lojistas das suas cidades, traz algumas deficiências nesse sentido, dentre elas, duas em destaque, que são: muitos contatos que mostra não são de WhatsApp e, além disso, quando é, ainda se faz necessário adicionar aquele número na agenda do telefone para quê, aí sim, o usuário possa chamar o profissional.

Com a ideia em mente, era hora de botar a mão na massa. Após aproximadamente dois meses de muito trabalho e discussão, a primeira versão do aplicativo foi postada  na Google Play.

Obviamente que, como qualquer MVP (sigla em inglês que significa mínimo produto viável),  o aplicativo era bastante simples e  carecia de diversas funcionalidades que apenas após o lançamento fomos capazes de notar. Um bom exemplo  fica por conta dos perfis que cada lojista e/ou profissional atualmente tem.

A cidade escolhida para os testes iniciais foi Indaiatuba. Embora seja a  cidade que ambos residem e não ser muito populosa (aproximadamente 250 mil habitantes), Indaiatuba pode ser considerada bastante rica e sua proximidade com Campinas e São Paulo se mostrou uma bela escolha para a validação do projeto.

E de fato os primeiros testes foram bastante animadores. Em pouco tempo a aplicativo já dava sinais de ter um bom potencial de crescimento significativo e bastante aceitação por parte de clientes e usuários, medidos principalmente pela quantidade de elogios recebida pelos diversos canais de atendimento.

Mesmo atuando somente em Indaiatuba, em apenas dois meses, o AgendaZap já estava com dezenas de milhares de downloads, além de milhares de lojistas e profissionais cadastrados. Portanto, era chegado o momento de testar a monetização, pois até aquele dado instante ainda não havia nenhuma receita, dito que o aplicativo é gratuito (até hoje!) tanto para os profissionais quanto para os lojistas.

Em setembro de 2019 foi lançado o plano Premium do Agendazap, que possibilita aos lojistas e profissionais terem mais destaque no aplicativo, tanto em termos de posicionamento quanto com o diferencial de postarem promoções dos seus respectivos negócios.

Não, não foi tudo a mil maravilhas. Diversas mudanças, em inúmeros setores, foram sendo feitas nos meses subsequentes ao lançamento do plano Premium. Muitos mais erros do que acertos, como em geral acontece com startups mundo afora.

Problemas e aprendizados à parte, a expansão do aplicativo não poderia parar. Ainda em 2019 o AgendaZap começou a atuar em outras cidades do interior do estado de São Paulo, como Salto, Itu e Araras.

E assim terminou 2019, com uma fantástica sensação de esperança, mas com responsabilidade e determinação ainda maiores.

Nada de champanhe nem festa de réveillon. O ano de 2020 começou com tudo no AgendaZap, principalmente por termos conseguido nossa primeira rodada de investimento. Nada mal para um aplicativo que um ano antes não tinha sequer uma linha de códigos.

Com o montante, foi possível expandir bastante nossa atuação. Nosso aplicativo já está presente em todos os estados do país e ultrapassou a marca de 500 mil downloads e mais de 200 mil lojistas e negócios cadastrados.

Já pensando em voos mais altos, começamos a buscar investimentos maiores, inclusive fora do país. Afinal, a desvalorização cambial é, infelizmente, um empecilho para aportes financeiros brasileiros.

E entre tantos problemas, reuniões, mudanças de estratégias, discussões e aprendizados, eis que mais notícias boas chegaram. Conseguimos fechar com dois fundos de investimentos do badalado Vale do Silício (Califórnia), morada de gigantescas empresas de tecnologia como Google e Facebook. Inclusive, fomos uma das três startups selecionadas dentre as mais de quinhentas inscritas no programa de aceleração do Jeff Morris, ex-vice presidente de produto do Tinder. Abaixo, o twitter que tornou publico o nome das trẽs empresas vencedoras.

E as boas novas não pararam por aí. Outros nomes de pesos também investiram, como James Beshara, CEO e cofundador da Tilt, empresa vendida para o AirBnB em 2017.

Novamente vem à tona aquela mistura de emoções. Num primeiro instante uma enorme alegria em ver suas ideias e seus esforços começando a darem resultados, seguido daquele peso nas costas em ter tantas pessoas que admiramos apostando tanto no aplicativo.

Eis que na metade do ano de 2020, um novo desafio surge. A possibilidade de internacionalizar o aplicativo trazia também a necessidade de mudança de nome, visto que AgendaZap soa bem apenas para a língua portuguesa. 

Após analisar inúmeras possibilidades, desde as mais interessantes até as mais bizarras, chegamos num consenso junto ao novos investidores: o aplicativo AgendaZap passou a se chamar AZpop.

Um nome simples, mas que traz nas entrelinhas parte do que imaginamos que seja importante para o sucesso do projeto.

Parte, mas longe de ser o inteiro. Apesar do novo nome, os valores seguem os mesmos: humildade, honestidade, respeito ao cliente e muito trabalho. Esses são pré requisitos que acreditamos serem essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento e justamente por isso trazemos para o dia a dia do AZpop, tanto entre nosso colaboradores quanto junto aos nossos clientes.