10 Dicas para Encontrar Mais Clientes na Internet

Última modificação: 24/09/2020

As vendas pela internet crescem ano após ano. Apesar de enfrentar muita desconfiança por parte da população, as vendas pela internet ganham cada vez mais destaque não só entre os jovens, mas também em relação aos adultos. Entre suas vantagens, podemos citar uma maior facilidade de encontrar produtos e opiniões entre os clientes e, claro, a facilidade de fazer isso dentro da sua casa.

Em virtude disso, as empresas estão tentando expandir ainda mais seus negócios pela internet, e encontrar os potenciais clientes é um dos maiores desafios das vendas online. Desta forma, serão apresentados a seguir 10 dicas que podem te ajudar na hora de encontrar clientes na internet.

 

1 – YouTube

Começaremos por um dos aplicativos mais utilizados no mundo, o YouTube. Com a grande quantidade de usuários diariamente no YouTube, esta pode ser uma ótima maneira de aumentar a quantidade de clientes. Para isso, você pode trabalhar de duas formas diferentes. A primeira delas é através da criação de um canal no YouTube, divulgando seus produtos, serviços ou até mesmo divulgando informações interessantes sobre a sua área. No entanto, esta é uma medida de prazo longo, uma vez que o crescimento do seu canal levará tempo e muito trabalho.

Uma opção mais rápida é a utilização de anúncios, onde o usuário pagará um valor para a divulgação de seus produtos e serviços em outros vídeos, com grande quantidade de visualizações. Se você tem certeza de que seu produto chamará a atenção dos usuários, esta pode ser uma ótima ideia!

2 – Instagram

Uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, o Instagram é, também, um ótimo mecanismo de vendas pela internet. Isso porque a rede social atinge milhões de usuários diariamente, e você consegue selecionar melhor os seus potenciais clientes. Para isso, você pode seguir todos seus potenciais clientes, além de seguir seus concorrentes. Com isso, você pode selecionar melhor a sua estratégia de vendas para se manter competitivo através das vendas online. Além disso, utilize sempre as hashtags, para atingir mais clientes que buscam os tópicos citados em sua postagem. Não esqueça também de criar um catálogo de produtos/serviços, e deixá-los disponíveis para todos, de modo a facilitar a sua interação com os clientes!

3 – Criar um site

A criação de um site é um marco importante nas vendas pela internet, uma vez que gera um domínio próprio do seu negócio e permite um maior conforto em relação aos clientes, pois sabe-se que que os clientes que acessam o seu site possuem interesse real na aquisição dos seus produtos e serviços. No entanto, a criação do site (que não é uma tarefa simples) não para por aí. Dificilmente buscamos por sites que não estejam na primeira página da busca do Google. Desta maneira, é necessário otimizar o site de modo a mantê-lo nas primeiras posições da busca do Google. Para isso, é necessário uma série de otimizações para mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO) que devem ser cumpridas pelo seu site. Assim, será necessário muito estudo da sua parte ou a busca por profissionais qualificados, que manterão o seu site no topo das buscas!

4 – WhatsApp Business

Com a massiva utilização do WhatsApp e o crescimento das vendas pela internet, foi lançado o WhatsApp Business, também gratuito e desenvolvido especialmente para você que deseja realizar as vendas pelo aplicativo. O WhatsApp Business possui uma série de ferramentas desenvolvidas para os comerciantes/prestadores de serviço, como o sistema de etiquetas para conversas, a criação e envio de mensagens automáticas para os clientes e ainda a criação de listas de transmissão, que permitem ao empreendedor divulgar suas novidades e promoções para até 256 clientes de uma só vez. Inclusive, já falamos dessas ferramenteas num outro artigo. Clique aqui e confira.

O preenchimento de um perfil profissional faz parte do cadastro do WhatsApp Business.

A divulgação de seu contato através da internet é fundamental para o sucesso das vendas, e isso é válido para todos os aplicativos citados até aqui! No caso específico do WhatsApp (seja ele normal ou Business), você pode divulgá-lo de maneira gratuita, através do AZpop. Através do AZpop, o cliente poderá encontra-lo ao pesquisar sobre os serviços da sua categoria em sua cidade, entrando em contato diretamente em seu WhatsApp! Além disso, o site conta com uma área exclusiva para a divulgação de grupos. Assim, você pode pesquisar por grupos da sua área, conhecendo ainda mais sobre concorrentes ou até mesmo firmando parcerias para seu negócio! Para fazer o download do AZpop no Google Play, clique aqui.

6 – LinkedIn

O LinkedIn é um grande conhecido nos dias atuais, se tornando uma rede social de destaque na busca e divulgação de vagas. No entanto, além de encontrar talentos para sua empresa, você pode utilizá-la para seu negócio, construindo uma rede de contatos no LinkedIn, divulgando seus serviços e, principalmente, participando de grupos de discussão. Além disso, o LinkedIn está se tornando uma rede excelente para a prospecção de clientes, encontrando leads, qualificando-os e posteriormente contatá-los para oferecer a sua solução!

7 – GetNinjas

Com o GetNinjas, você pode realizar buscas pelo serviço que deseja, encontrando diversos profissionais e recebendo os orçamentos em até uma hora! Feito isso, basta selecionar a opção que mais lhe agradou e contratar o serviço! Desta maneira, você pode cadastrar o seu produto no site e utilizar mais uma plataforma de divulgação! Feito isso, cabe aos diferenciais da sua venda fazer com que você receba o contato dos clientes! O GetNinjas está disponível para as plataformas Android, iOS e PC.

8 – Cadastro de clientes

Utilizando o aplicativo do Cadastro de clientes, você pode realizar o cadastro completo de seus clientes, que ficam disponíveis dentro do aplicativo e também podem ser importados para o seu computador. Além disso, o aplicativo permite também o cadastro de atendimentos e atividades, permitindo ao usuário controlar contatos, entregas, pedidos e planejar o calendário mensal de seus atendimentos. Este aplicativo é importante para o usuário manter o contato de seus usuários, mesmo em situações em que não há a confirmação do pedido. Desta maneira, você manterá o contato mesmo com um potencial cliente, deixando portas abertas para vendas futuras!

9 – PicPay

Para aumentar o alcance de clientes, é necessário nos dias de hoje oferecer métodos diferentes de pagamento. Você pode selecionar um dos diversos bancos digitais atuais, como o PicPay, onde o usuário pode adicionar o dinheiro através de transferência ou boleto, e também cadastrar seu cartão de crédito. Além disso, para valores de vendas mais altos, será possível para o cliente parcelar em seu cartão de crédito, enquanto você receberá o dinheiro na hora! Portanto, adicione esta opção aos seus métodos de recebimento, pois este é um aplicativo que ganha destaque a cada dia!

10 – Crafty

Similar ao AZpop e ao GetNinja, o Crafty é mais uma plataforma online para o cadastro e contratação de serviços e produtos. Desta maneira, torna-se mais uma ferramenta para divulgar seus serviços.

Assim sendo, foram apresentadas 10 dicas para você aumentar as suas vendas pela internet, sejam elas ferramentas de divulgação ou ainda itens que facilitam e agradam ao cliente.

A última, e talvez a principal dica, é para que você mantenha seus cadastros sempre atualizados nessas plataformas, de modo a maximixar suas chances de conseguir novos clientes.  E claro, lembre-se de estar atento às novidades que podem te ajudar a realizar suas vendas pela internet.