Diferença Entre Móveis Sob Medida, Planejados e Modulados

Última modificação: 22/03/2021

Se você está pensando em construir ou reformar a sua casa, com certeza deve saber que os móveis são peças importantíssimas dentro do seu ambiente e precisam ser devidamente escolhidos. Felizmente, com o maior acesso à internet, temos cada vez mais opções de cores, tamanhos e formatos para nossos móveis. Apesar disso, essa grande variedade pode ser classificada em três grupos principais, que são os móveis sob medida, os móveis planejados e os móveis modulados. No entanto, se você vai adquirir estes móveis pela primeira vez, pode ter dúvidas sobre as vantagens e desvantagens destas peças. Com base nisso, vamos apresentar a seguir qual é a diferença entre os móveis sob medida, móveis planejados e também os móveis modulados.

Móveis sob medida

Os móveis sob medida são os primeiros da nossa lista, e sua busca tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, assim como ocorreu para os móveis planejados. Os móveis sob medida são aqueles produzidos de acordo com as dimensões existentes no cômodo da sua casa. Desta maneira, estes móveis são os que possuem as maiores possibilidades de customização, uma vez que permitem ao comprador escolher detalhes, recortes, desenhos e profundidade dos móveis.

Para a produção de moveis sob medida, um marceneiro irá até a casa do comprador, onde coletará todas as medidas do ambiente, assim como as suas necessidades e observações sobre as peças. Com isso, será elaborado um projeto com dimensões e detalhes dos móveis, que será enviado para a aprovação do comprador. Se aprovado, os móveis serão produzidos e instalados de acordo com as especificações do projeto.

Os móveis sob medida são os que aproveitam o máximo espaço disponível no ambiente, sendo altamente recomendados para pessoas que não possuem um espaço tão grande para a instalação dos móveis, assim como são recomendados para quem deseja customizar o seu ambiente interno. Como consequência disso, os móveis sob medida costumam ser mais caros que os móveis planejados e modulados, uma vez que demandam por medidas especiais e também possibilitam a customização das peças. A única desvantagem dos móveis sob medida é a ausência de mobilidade, uma vez que as peças são feitas nas dimensões exatas dos ambientes, sendo também fixadas nas paredes.

Móveis planejados

Já os móveis planejados são aqueles produzidos em módulos, com medidas padronizadas e que se encaixam. No entanto, são utilizadas peças de acabamento específicas para preencher o espaço vazio do ambiente. Desta maneira, os móveis planejados não possuem a customização e utilização total do espaço como os móveis sob medida, mas são capazes de se adaptar ao ambiente em que serão inseridas, seja através da remoção de um módulo e, principalmente pela utilização dos acabamentos. Atualmente, os acabamentos dos móveis planejados são feitos em diversos materiais e cores, permitindo uma customização razoável de acordo com o espaço disponível.

Quando falamos especificamente no custo dos móveis planejados, se preço pode ser considerado intermediário, uma vez que não é tão caro quanto os móveis sob medida, mas não é tão barato quanto os móveis modulados, que serão nosso próximo tópico de discussão.

Móveis modulados

Por fim, temos os móveis modulados. Os móveis modulados são aqueles produzidos com medidas padronizadas, com tamanhos e designs pré-estabelecidos e utilizados na produção de móveis em série. Sendo assim, as peças são produzidas em módulos que se encaixam, mas não há a utilização de peças de acabamento para estes itens.

A principal vantagem dos móveis modulados está no seu preço final. Uma vez que os móveis modulados passam por uma única etapa de planejamento, o seu custo final costuma ser muito menor que o custo dos demais móveis apresentados aqui. Sendo assim, estes móveis são indicados para você que está com um orçamento apertado, e pode abrir mão da personalização destas peças.

Qual destes tipos devo escolher?

A escolha destas três categorias de móveis dependerá de três fatores principais: o orçamento disponível, a necessidade do comprador e o tempo disponível.

  • Orçamento disponível: Como sempre, o orçamento é um dos principais fatores para a realização de compras de produtos. Se você possui uma quantia significativa de dinheiro destinada à compra dos móveis, a melhor alternativa é optar por móveis sob medida, uma vez que será possível um melhor aproveitamento da área útil da sua residência. No entanto, se o orçamento disponível é baixo, a melhor alternativa é escolher um móvel modulado e realizar algumas adaptações no seu ambiente.
  • Necessidade do comprador: Em segundo lugar está a necessidade do comprador. Vamos supor que você possua um espaço pequeno e deseja aproveitar ao máximo este espaço. Para isso, a melhor alternativa será a aquisição de um móvel sob medida ou planejado, mesmo que seja necessário um tempo maior para adequar o orçamento ao móvel. Da mesma forma, se você possui bastante espaço disponível, um móvel modulado pode se encaixar muito bem com um custo reduzido, facilitando consideravelmente a sua compra.
  • Tempo disponível: Os móveis modulados normalmente estão disponíveis em estoque, tendo sua entrega muito rápida. Já os móveis planejados e sob medida costumam demorar mais para serem entregues, uma vez que necessitam de dimensões e projetos especiais.

Encontre as melhores empresas de móveis no AZpop

Como você deve ter percebido, a melhor maneira de encontrar o móvel ideal para a sua situação é pesquisando! Para isso, você poderá consultar valores, tamanhos e personalizações das peças, e o AZpop o ajudará com isso! Somente no AZpop você encontrará as melhores empresas de móveis da sua cidade, sempre prontos para atendê-lo da melhor maneira possível! Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp da empresa, o que garante um atendimento rápido, prático e eficiente! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre as melhores empresas moveleiras disponíveis! Porto Alegre, Campinas, São Gonçalo, Duque de Caxias, Natal.