Como Criar um Orçamento Digital de Produtos e Serviços Para WhatsApp

Última modificação: 28/12/2020

Antes de adquirirmos um novo produto ou serviço, é normal buscarmos por um (ou mais de um) orçamento. Isso porque os orçamentos são fundamentais para entendermos os custos de um produto ou serviço. Com os orçamentos, podemos comparar valores e até mesmo o preço do material utilizado, garantindo a escolha de um serviço coerente e que cumpra o que está escrito neste documento.

Com base nisso, uma empresa que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo deve apresentar um orçamento detalhado e coerente. Além disso, com o advento da internet e o aumento expressivo das vendas através deste meio, é cada vez mais importante redigir bons orçamentos digitais, que também demandam pelo máximo de velocidade possível. Desta maneira, vamos apresentar a seguir itens que não podem faltar em um orçamento digital, além de ensiná-lo a criar um orçamento digital de produtos ou serviços e compartilhá-lo no WhatsApp.

O que não pode faltar em um orçamento digital?

Quando fazemos um orçamento comum em relação a um produto ou serviço, existem informações que devem ser fornecidas pelo vendedor. Estas informações ajudarão o cliente a identificar a sua necessidade, assim como outras informações importantes para a aquisição do produto ou para a contratação do serviço. Quando realizamos vendas online, nem sempre podemos utilizar o modelo de orçamento que estamos acostumados, uma vez que os formatos digitais podem ser diferentes. Além disso, uma vez que algumas redes sociais, como o WhatsApp, são cada vez mais utilizadas para vendas no Brasil, é necessária a utilização de orçamentos simplificados, que contenham as informações necessárias para a cotação do serviço. Dito isso, vamos observar quais itens não podem faltar em um orçamento digital:

  • Preço: O preço de um produto ou serviço é importantíssimo e indispensável para qualquer orçamento! O preço é, na maioria dos casos, o fator principal na tomada de decisão sobre a aquisição de um produto ou serviço. Desta maneira, é fundamental que o seu orçamento contenha o valor final que deve ser pago pelo cliente. Ao fornecer um valor claro sobre o produto ou serviço, você não terá reclamações futuras, uma vez que o valor estará bem claro no orçamento. Além disso, facilita a decisão do cliente em relação ao serviço.
  • Descrição do(s) produto(s) ou serviço(s) : Outro item que não pode faltar durante a produção de um orçamento digital é a descrição do produto ou serviço oferecido. A descrição detalhada do seu produto (ou serviço) é importantíssimo para qualquer cliente, que poderá identificar em detalhes o que será oferecido pela empresa. Tente declarar as informações mais relevantes sobre o que você está oferecendo. Se você oferecer um produto, discorra sobre o material, medidas e componentes do objeto oferecido. Se você está oferecendo um serviço, descreva também as etapas que serão executadas, assim como a necessidade (ou não) da substituição de componentes. A descrição dos seus produtos e serviços pode ser determinante para a sua contratação, assim como o preço. Portanto, capriche neste item!
  • Validade do orçamento: A validade do seu orçamento também deve estar contida no documento, visto que será importante para guiar o cliente em relação ao limite para a execução do serviço ou envio do produto. Ao estabelecer uma data limite em seu orçamento, você poderá também utilizar esta data para o vencimento do boleto de pagamento, ou mesmo para realizar a cobrança através do cartão de crédito ou débito.
  • Formas de pagamento: A forma de pagamento do pedido merece destaque em um orçamento, ainda mais com tantas maneiras disponíveis atualmente. Diante disso, deixe claro quais formas de pagamento são aceitas e, nas situações e valores que julgar coerentes, coloque o número de parcelas disponíveis para o pagamento. O pagamento parcelado pode ser um diferencial para seus clientes, em especial para situações que envolvem o uso do cartão de crédito.

Crie o seu orçamento digital com o AZpop

Agora que você entendeu os principais itens que devem estar presentes em um orçamento digital, é hora de criar o seu primeiro orçamento digital. Para isso, você pode utilizar o aplicativo do AZpop, que conta essa e diversas outras ferramentas para divulgar a sua empresa, de forma rápida e fácil. Além disso, o AZpop é gratuito!

O primeiro passo para criar o seu orçamento digital com o AZpop é realizar o download do aplicativo, que está disponível para Android e também para iOS . Após realizar a instalação do aplicativo e o registro inicial, a tela de início do AZpop apresenta a seguinte interface:

Antes de criar o seu orçamento, é necessário realizar um cadastro gratuito da sua empresa. Para isso, basta clicar sobre a opção Cadastrar negócio e fornecer as informações importantes para realizar a identificação do negócio, que são:

  • Foto ou logotipo da empresa;
  • Nome do negócio;
  • Número do WhatsApp;
  • E-mail;
  • Endereço (Rua, número e bairro). Você poderá selecionar a opção para ocultar o nome da rua e o número;
  • Cidade;
  • Categoria e subcategoria da empresa;
  • Palavras chave para seu negócio;
  • Descrição da empresa.

     

Depois de feito e aprovado o cadastro da sua empresa, ao acessar novamente a opção Meu Negócio você encontrará uma série de ferramentas para a sua empresa, que permitem a adição e remoção de produtos e serviços, a criação de um cartão de visita digital, a visualização de um website criado para o seu negócio e também a opção Enviar Orçamento. Ao selecionar esta opção, será exibida a seguinte interface para o preenchimento do orçamento digital:

Como você pode observar na interface do aplicativo, existem todos os itens indispensáveis para um orçamento digital, como o nome do cliente, o valor e a descrição do produto/serviço. Após preencher corretamente o orçamento digital, você terá pela frente duas opções de envio: o e-mail e o WhatsApp. Basta escolher uma destas opções e enviar o orçamento digital para o cliente! Confira na imagem a seguir o formato do seu orçamento enviado:

Podemos perceber que, com o aplicativo do AZpop, o envio de orçamentos digitais é muito prático, além de ser uma ferramenta gratuita! Com isso, você pode melhorar e agilizar o seu atendimento, seja através do WhatsApp ou de outras redes de comunicação! Aproveite!