Problemas Dentários Que Mais Ocorrem no Brasil

Última modificação: 21/01/2021

Os problemas dentários são mais frequentes na vida dos brasileiros do que você imagina. Além da falta de acompanhamento de um profissional especializado, contribuem para o aumento destes problemas o consumo em excesso de açúcar, a falta de higiene bucal (não quer dizer necessariamente que você não escove os dentes, mas pode estar escovando de maneira incorreta ou mesmo não atingindo todas as regiões) e até mesmo alguns problemas inevitáveis. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir os principais problemas dentários que atingem os brasileiros, explicando brevemente sobre a sua ocorrência e também evidenciando a importância do acompanhamento de um dentista.

Cáries dentárias

O problema que mais atinge os brasileiros de todas as idades são ás cáries, que ocorrem em especial nas crianças. As cáries nada mais são que a destruição do tecido duro do dente, causados pela ação bacteriana. Quando não são devidamente tratadas, as cáries nos dentes podem levar até mesmo à perda do dente! Além disso, a cárie pode ser contagiosa. Desta maneira, previna-se realizando todos os processos de higiene bucal e vá a um dentista regularmente, para evitar a dor ocasionada por este problema dentário.

Periodontite

Outro problema grave que atinge a boca dos brasileiros é a periodontite, que ocorre quando a estrutura óssea dos dentes sofre algum tipo de inflamação. As maneiras mais fáceis de perceber a existência de uma periodontite é a presença de dor no local ou sangramentos na gengiva. Aliás, as dores são comuns para a enorme maioria dos problemas dentários, e as maneiras de evitar estes problemas sempre serão pautadas em dois tópicos principais: realização correta dos procedimentos de higiene bucal e ida frequente ao dentista, para acompanhar a saúde da sua boca.

Pulpite

A pulpite é uma inflamação que ocorre na polpa dos dentes. Falando nisso, quando falarmos em algum problema que termine com o prefixo “ite”, você já sabe que se trata de uma infecção. Uma vez que a pulpite atinge a polpa dos dentes, a dor causada por essa inflamação é muito forte, visto que nesta região dos dentes há o contato direto com nervos e também com vasos sanguíneos. Na maioria das situações, as pulpites são ocasionadas por cárie não tratadas ou mesmo tratadas de maneira incorreta.

Estomatite

A estomatite é uma inflamação bucal que atinge normalmente crianças. Além de atingir toda a boca, a estomatite pode atingir também a garganta, sendo uma doença incômoda. A estomatite causa aftas que se espalham por toda a boca, e podem ser causadas por diversos fatores, como vírus e também outros problemas. Para o tratamento da estomatite, normalmente são receitados remédios pelos dentistas, mas não deixe de procurar por um profissional para verificar o melhor tratamento para a sua situação.

Gengivite

Outro problema muito conhecido e também frequente na boca dos brasileiros é a gengivite. A gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Como resultado disso, você sentirá a gengiva inchada, além da ocorrência de sangramentos nesta região. Os tratamentos para a gengivite são passados pelo dentista, mas você pode evitar este problema bucal realizando os procedimentos de higiene bucal corretamente.

Bruxismo

O bruxismo também é um problema frequente na vida dos brasileiros, em especial na idade adulta. Este problema dentário acontece principalmente na idade adulta uma vez que a sua principal causa é o estresse, cada vez mais comum na idade adulta. O bruxismo nada mais é que uma doença caracterizada pelo ranger de dentes a noite. Apesar de não parecer tão perigoso assim, quando não tratado o bruxismo causa dores de cabeça e no maxilar, zumbido no ouvido e desgaste dos dentes, o que pode ocasionar a perda dos dentes.

Retração gengival

Já a retração gengival é um problema comum entre pessoas idosas. A retração gengival, como o próprio nome sugere, é uma doença onde a gengiva do indivíduo se retrai, deixando a raiz do dente exposta. Com a raiz do dente exposta, a região exposta torna-se extremamente sensível, causando incômodos para o paciente e até mesmo pequenos ferimentos no local.

Tártaro

O tártaro também é um problema dentário muito conhecido entre os brasileiros. Este problema acontece quando há uma falta de limpeza do local, formando uma pequena película de bactérias (que recebe o nome de placa bacteriana) e se transforma em tártaro com o passar do tempo. O tártaro é facilmente identificável, uma vez que é aquela mancha amarela ou marrom encontrada em diversos dentes.

Desta maneira, você pôde perceber que existem dezenas de doenças dentárias e bucais, sendo que mostramos apenas as mais frequentes e conhecidas. No entanto, grande parte destes problemas dentários podem ser evitados da mesma maneira, mantendo todos os hábitos de higiene bucal corretos e também consultando um dentista regularmente. Apesar disso, todos estamos sujeitos a problemas dentários, sendo necessário procurar um dentista assim que sentir algum problema.

Encontre os melhores dentistas no AZpop!

Como mencionamos ao longo desta postagem, o acompanhamento de um profissional qualificado (dentista) irá minimizar a ocorrência destes problemas dentários e também o ajudará durante o tratamento destes problemas. Desta maneira, o dentista será o principal responsável por aliviar as dores que estes problemas trarão. Uma vez que os incômodos gerados são grandes, quanto mais rápido o atendimento, mais rápido será o seu alívio. Somente no AZpop você encontra os melhores dentistas da sua cidade, podendo entrar em contato diretamente com o WhatsApp do dentista com apenas um clique no aplicativo! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores dentistas para atendê-lo! Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, São Caetano do Sul.