Problemas Mais Comuns em Veículos nas Estradas

Última modificação: 11/01/2021

Os carros, cada vez mais acessíveis no Brasil, são amplamente utilizados em nosso pais para a realização de viagens, de curta, média e até mesmo longas distâncias. Se você já viajou alguma vez com um carro, seja qual for a distância, certamente deve ter se deparado com algum veículo no acostamento, que estava enfrentando alguma dificuldade com o seu veículo. Estes problemas podem ser ocasionados por uma série de fatores, desde os mais simples até os mais complexos, e as soluções variam de acordo com a complexidade do problema. Com base nisso, vamos apresentar a seguir alguns dos problemas que mais acontecem nos veículos nas estradas, explicando os motivos que podem causá-los e explorando as soluções disponíveis.

Falta de combustível

Acredite ou não, a falta de combustível é uma das causas mais frequentes de veículos parados na estrada. Isso normalmente acontece porque estamos acostumados com áreas urbanas, em que existem inúmeros postos de combustível em uma área pequena. Na estrada isso é diferente! De uma forma geral, você encontrará postos de gasolina nas estradas em intervalos maiores (cerca de 30, 40 km), sendo necessário o abastecimento do veículo para não ficar parado na estrada. Apesar de ser um problema de solução técnica fácil, você não conseguirá resolver esta situação com facilidade, uma vez que precisará percorrer uma grande distância até encontrar um posto para reabastecer o seu automóvel.

Além disso, você estará sujeito à multa, para os casos em que o seu veículo coloque a segurança dos demais automóveis em risco, ou mesmo atrapalhe o fluxo de veículos. Nestes casos, a infração é considerada de nível médio, resultando em uma multa de R$ 130,16, 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também na remoção do veículo. Tome cuidado para evitar este grande problema!

Pneus furados

Outro problema recorrente nas estradas brasileiras são os pneus furados. Apesar dos veículos possuírem os equipamentos necessários para realizar a troca dos pneus, não são todas as pessoas que conseguem trocá-los com facilidade, demandando por tempo e esforço dos condutores. Em grande parte dos casos, os pneus furam devido a problemas encontrados nas estradas, como pregos, cacos de vidro e objetos pontiagudos deixados no chão, ou também devido a buracos existentes na estrada, que podem furar ou mesmo rasgar o pneu do automóvel.

Apesar disso, os pneus podem furar também em função de alguns descuidos dos motoristas. Desta forma, adote algumas medidas para evitar a ocorrência de pneus furados:

  • Em hipótese alguma trafegue com pneus carecas, com bolhas ou desgastados de forma irregular. Estes tipos de falhas certamente deixarão o pneu vulnerável, além de comprometer a segurança do seu automóvel. Verifique sempre a situação dos pneus e corrija-os sempre que necessário.
  • Diminua a velocidade ao adentrar em estradas irregulares e esburacadas. A redução da velocidade nestas vias é importante para evitar colisões fortes com os buracos, que podem furar ou mesmo rasgar o pneu do seu automóvel. Além disso, ao evitar contatos maiores, você minimizará a chance de entortar a sua roda, que desgastará o pneu de forma desigual e irá acarretar em maiores problemas futuros.
  • Evite trafegar nas extremidades das pistas. Afinal, estas áreas possuem uma maior quantidade de sedimentos e detritos, que podem furar o seu pneu ou mesmo fazer com que o seu carro derrape na pista. Desta forma, opte por utilizar as regiões mais utilizadas da pista.

Superaquecimento

O superaquecimento dos veículos também é responsável por grande parte das paradas na estrada, em especial nas regiões de serra, que demandam por uma maior utilização dos freios e marchas reduzidas. O superaquecimento ocorre devido a inúmeros fatores, resultando em problemas diferentes que apresentam soluções caras. Em algumas situações, é necessário refazer todo o motor! Diante disso, tome cuidado e esteja sempre atento. Se perceber que o veículo está esquentando muito além do normal (próximo da região de alerta do painel do veículo), pare o carro imediatamente e procure por um mecânico para averiguar a situação do veículo. Além disso, verifique o nível do reservatório de água do automóvel regularmente e complete quando necessário. Por fim, esteja sempre de olho nas mangueiras, uma vez que qualquer rachadura fará com que o veículo perca a água disponível para a refrigeração.

Pane elétrica

Os veículos estão cada vez mais dependentes da parte elétrica. Uma vez que os automóveis possuem cada vez mais ferramentas e utilidades elétricas e eletrônicas, a dependência desta área também aumenta. Com isso, as panes elétricas costumam deixar alguns motoristas na mão na hora de pegar a estrada. Apesar disso, você pode minimizar a ocorrência destas panes utilizando sempre os componentes originais do veículo, verificando se há alguma dificuldade na hora de ligar o automóvel ou adequando a bateria e alternador aos novos equipamentos adicionados.

Destacamos também a realização de uma revisão geral no veículo antes de pegar a estrada. As revisões são importantes para a segurança sua e de sua família, e irão diminuir consideravelmente a ocorrência destes incômodos. No entanto, você sempre estará sujeito a estes problemas, e em diversas situações a maneira mais rápida e eficiente de resolver o problema é chamando um guincho!

Encontre os melhores guinchos no AZpop

Como adiantamos no parágrafo anterior, na maioria das situações indicadas acima não conseguimos resolver de imediato o problema. Desta forma, a melhor solução para o problema é chamar um guincho, que conduzirá você e seu veículo em segurança até uma oficina, que será responsável pela realização do reparo. No AZpop você encontra os guinchos mais próximos de você, esteja aonde estiver! Basta procurar pelo serviço na sua localização e você encontrará os melhores guinchos da região! Além disso, como a velocidade é importantíssima nestas situações, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp do prestador do serviço, o que garantirá um atendimento rápido e eficiente! Clique sobre a sua cidade e encontre os melhores guinchos da região! Fortaleza, Belém, Maceió, Nova Iguaçu, Osasco, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre.