Veículos Mais Utilizados Para Fretes no Brasil

Última modificação: 26/01/2021

Todos nós sabemos que o Brasil é um país muito extenso, de dimensões continentais. Aliado a isso, durante os anos 1950, os investimentos feitos no país foram praticamente inteiros destinados ao ramo automobilístico. Desta forma, a malha rodoviária do Brasil é uma das maiores do mundo, enquanto nossas malhas ferroviária e hidroviária são pequenas perto do potencial que temos. Tudo isso contribui para uma grande frota de carros e caminhões em nosso país.

Por esse motivo, a maioria esmagadora dos fretes e carretos que são realizados em nosso país utiliza carros ou caminhões para o transporte de carga. Para distâncias pequenas e médias, a utilização destes veículos é muito viável, de uma forma que temos muitos veículos em circulação com esta finalidade. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir alguns dos veículos mais utilizados para fretes e carretos em todo o Brasil, explicando também sobre a sua finalidade e indicando a quantidade de carga que cada um destes veículos pode transportar.

Motos

Quando falamos em agilidade, as motos com certeza são a prioridade para a realização destes fretes. O tamanho das motos confere a estes veículos uma agilidade enorme, principalmente no trânsito das grandes cidades brasileiras. Além disso, o custo de manutenção e aquisição, assim como o consumo de combustível das motos são muito menores que os demais veículos. Portanto, se trata de um modelo de frete de rápida velocidade e baixo custo. No entanto, esta modalidade de frete possui algumas limitações. A principal limitação das motos é a capacidade de carga. Com o tamanho pequeno, as motos utilizadas para fretes comportam apenas um baú, que não possui um tamanho significativo, o que impede o transporte de grandes volumes ou grandes quantidades. O tamanho também limita a utilização das motos para grandes distâncias, uma vez que possuem um risco muito maior de acidentes nas estradas e não transportam grandes volumes. As motos mais recomendadas são as de 125 e 150 cilindradas, das marcas mais conhecidas do país.

Carros

Os carros são cada vez mais utilizados no Brasil, seja para o uso individual ou mesmo para o trabalho, como a realização de fretes e carretos. A deficiência do transporte público no país certamente contribui para a grande utilização destes veículos, que são ideais para o transporte de pessoas e também para o transporte de cargas pequenas e médias. Se você possui o objetivo de trabalhar com o transporte destas mercadorias, procure por veículos com grande espaço, como a fiat Fiorino, que apresentam um espaço muito elevado para o tamanho do veículo. Além disso, para fins profissionais, a Hyundai HR é uma ótima opção, uma vez que exige apenas a categoria B da Carteira Nacional de habilitação (CNH) e pode transportar uma grande quantidade de carga (você pode carregar até 1800 kg em uma Hyundai HR!)

Caminhões pequenos

Quando são necessárias mudanças para regiões próximas, com um volume não tão grande, o modo mais fácil de realizar este frete é através de pequenos caminhões. Estes caminhões conseguem transportar um volume de carga maior que os carros e motos, porém não são capazes de transportar grandes volumes, como as carretas, por exemplo. Diante disso, os pequenos caminhões são muito utilizados para pequenas distâncias, como ocorre no transporte de algumas mercadorias (do centro de distribuição até a sua residência, por exemplo) ou também para o transporte de mudanças, que são muito comuns no nosso país.

Grandes caminhões e carretas

Como dissemos no início desta postagem, a maior parcela do transporte realizado em nosso país acontece através das rodovias. Desta maneira, os caminhões maiores e carretas são amplamente utilizados com a finalidade de transportar grandes volumes de carga por grandes distâncias. Portanto, é normal que você encontre centenas de carretas e caminhões ao pegar a estrada. A grande vantagem destes veículos é a possibilidade de transportar muita carga de uma só vez, o que é fundamental quando o transporte será para uma localidade distante. Como não temos uma malha ferroviária e hidroviária suficientes, o transporte através das carretas é a forma mais viável e barata para este tipo de situação.

Diante disso, você pode perceber que não faltam opções para a realização de fretes e carretos em nosso país. Temos opções disponíveis para cada tamanho de mercadoria, mas outros fatores também devem ser considerados, como a distância a ser percorrida, volume total das mercadorias e também o destino final do frete. Portanto, este é um mercado que se expande cada vez mais em nosso país, aumentando assim a agilidade e eficiência do seu transporte, além de reduzir o custo total das operações realizadas.

Encontre os melhores fretes e carretos no AZpop

Como mencionamos ao longo desta postagem, é possível transportar praticamente todos os tipos de mercadoria com os fretes existentes atualmente. Além disso, você provavelmente já precisou de um frete ou carreto de forma rápida e passou por alguma dificuldade para encontrá-los. Com o AZpop você não passará mais por essa dificuldade! Isso porque somente no AZpop você encontra os melhores fretes e carretos da sua cidade, prontos para atendê-lo da melhor forma possível. Além disso, utilizando o nosso aplicativo você terá uma agilidade incrível, uma vez que entrará em contato diretamente com o prestador do serviço, com apenas um clique! Tudo isso ajudará a aumentar a velocidade do seu transporte, visto que normalmente possuímos urgência para estas situações. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores fretes e carretos da sua região! Vila Velha, Florianópolis, Campos dos Goytacazes, Macapá, Belford Roxo, >, Niterói, Caxias do Sul, Serra, Ananindeua, Porto Velho.