6 Dicas Para Aumentar a Vida Útil do Seu Ar Condicionado

Última modificação: 08/12/2020

Conforme nos aproximamos do verão e o calor aumenta (ainda mais!), os ventiladores e aparelhos de ar condicionado ganham mais importância e destaque. Apesar do custo elevado para a aquisição e manutenção destes equipamentos, o investimento é considerado vantajoso, uma vez que o conforto oferecido por estes aparelhos torna a rotina muito mais agradável. No entanto, assim como todos os outros aparelhos, o ar condicionado também precisa de cuidados, que afetarão diretamente a vida útil destes aparelhos. Desta maneira, vamos apresentar a seguir 6 dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho de ar condicionado.

1 – Escolha o equipamento ideal para a sua situação

Um dos cuidados mais importantes com o seu ar condicionado deve ser tomado na hora de adquirir o produto. Isso porque estes aparelhos necessitam de dimensionamento, que leva em consideração a carga térmica e também o tamanho do ambiente. Desta maneira, você deve levar isso em consideração na hora de adquirir seu novo aparelho. O ar condicionado deve possuir potência suficiente para o tamanho do cômodo, mas não pode possuir potência demais, que também prejudicará a vida útil do aparelho. Desta maneira, antes de adquirir seu novo aparelho, tenha as medidas do cômodo a ser utilizado e não deixe de consultar um profissional capacitado!

2 – Contrate um profissional para realizar a instalação

Assim como os profissionais são importantes para realizar o dimensionamento do seu aparelho, eles também são indispensáveis para a instalação, uma vez que esta etapa é crucial tanto para o funcionamento do aparelho quanto para sua vida útil. A instalação feita por um profissional qualificado é importante para evitar o vazamento de água e do fluido refrigerante, evitando também o excesso de consumo de energia elétrica e evitando os riscos de incêndio causados pelo aparelho. Além disso, ao optar por um profissional para a instalação você não perde a garantia do produto, que irá ajudá-lo na ocorrência de problemas técnicos.

Mesmo assim, se você tem pressa e deseja instalar o ar condicionado por conta própria, leia atentamente cada seção do manual de instruções do equipamento. O manual de instruções te fornecerá o procedimento correto para a instalação, mas você perderá a garantia sobre o equipamento.

3 – Limpe os filtros periodicamente

Uma dica importantíssima para o funcionamento correto destes equipamentos é a limpeza periódica dos filtros. Além de melhorar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, a limpeza dos filtros também evitará que o equipamento cause prejuízos para nossa saúde. Quando estão nas condições ideais, os filtros são responsáveis por renovar o ar do ambiente, eliminando bactérias, fungos e micro-organismos que podem causar alergias e doenças respiratórias. Portanto, mantenha-os sempre limpos e faça as trocas de acordo com o período recomendado no manual de instruções. O processo de limpeza e troca dos filtros são fundamentais para que o aparelho propicie o conforto desejado!

4 – Proteja corretamente a unidade externa

A unidade externa do aparelho de ar condicionado responde por grande parte do ciclo de refrigeração do aparelho. Uma vez que fica localizada na parte externa do ambiente, esta seção do ar condicionado é projetada para suportar todos os tipos de clima possíveis. No entanto, a ação do tempo irá danificar e desgastar o seu aparelho aos poucos, sendo fortemente recomendada a utilização de recursos para evitar desgastes excessivos. Algumas proteções indicadas pelo instalador podem minimizar os efeitos do calor excessivo, maresias, e poluição dos grandes centros, que são os maiores responsáveis pela diminuição da vida útil deste tipo de equipamento.

5 – Utilize o aparelho corretamente

Lembra do dimensionamento correto do equipamento que citamos no primeiro tópico deste artigo? Aqui ele é novamente importante! Isso porque os aparelhos de ar condicionado são dimensionados para o uso com janelas e portas fechadas! Apesar de parecer uma dica simples, é muito importante utilizar o equipamento da maneira correta, uma vez que o uso com janelas e portas abertas sobrecarregaria o equipamento, que precisaria realizar um esforço muito maior para refrigerar o ambiente. Além disso, ao utilizar o equipamento da maneira correta você também diminui o gasto com energia elétrica, diminuindo o valor mensal da sua conta!

6 – Lembre-se da manutenção preventiva

A manutenção preventiva também é de fundamental importância para prolongar a vida útil do seu aparelho de ar condicionado. Recomenda-se que a manutenção preventiva destes aparelhos seja feita pelo menos uma vez por ano, por profissionais qualificados que possuem a técnica necessária para a realização dos reparos. Além da limpeza e substituição dos filtros (que precisam ser mais frequentes), no processo de manutenção preventiva também será feita a limpeza da parte interna do ar condicionado, garantindo uma melhor experiência com o equipamento para o cliente. Além disso, durante a manutenção podem ser substituídas peças desgastadas, ou mesmo averiguada a existência de peças soltas no interior do aparelho.

Com estas 6 dicas mostradas acima você certamente será capaz de aproveitar tudo o que o seu ar condicionado tem a oferecer. Mais do que refrigerar o ambiente corretamente, as dicas também auxiliam a manter o aparelho funcionando corretamente, evitando doenças respiratórias e também utilizando o mínimo de energia elétrica possível. Outro destaque fica por conta dos profissionais que trabalham com este tipo de aparelho, que são fundamentais para o bom funcionamento e manutenção dos aparelhos de ar condicionado.

Encontre os melhores técnicos de ar condicionado no AZpop

Como adiantamos no parágrafo anterior, os técnicos que trabalham com os aparelhos de ar condicionado são importantíssimos para a melhor utilização possível destes aparelhos. Isso porque os técnicos devem realizar o dimensionamento e instalação do aparelho, além de realizarem as manutenções preventivas e preditivas do aparelho, garantindo assim o funcionamento correto e eficaz do equipamento. Somente no AZpop você encontra os melhores técnicos de ar condicionado da sua região. Após selecionar o profissional desejado, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp do profissional, garantindo um atendimento rápido e prático, evitando que você passe calor! Clique sobre a sua cidade e encontre os melhores técnicos de ar condicionado! Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Araraquara, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belo Horizonte, Brasília, Recife.