Cuidados Que Você Deve Tomar Com o Seu Botijão de Gás

Última modificação: 06/05/2021

Se você é o responsável pelas atividades da sua residência, deve compreender a importância de um botijão de gás para a sua casa. Afinal, os botijões de gás ainda são os mais utilizados para o armazenamento do gás liquefeito de petróleo (GLP), utilizado para gerar a chama dos fogões e até mesmo para alguns aparelhos de aquecimento. Apesar da sua ampla utilização, diversas pessoas possuem medo dos botijões de gás, uma vez que o gás de cozinha é altamente inflamável e pode ocasionar acidentes gravíssimos, caso seja utilizado de forma incorreta. Com base nisso, vamos apresentar a seguir um conjunto de dicas que você deve tomar para manter e utilizar o seu botijão de gás em segurança, perdendo de vez o medo deste utensílio tão importante.

Procure sempre por produtos seguros

A primeira dica começa no momento da compra do seu botijão de gás. Procure sempre por estabelecimentos confiáveis, que possuem a certificação necessária e que oferecem botijões de acordo com as especificações técnicas. Felizmente, a maioria das distribuidoras oferece os produtos adequados, mas é necessário estar sempre de olho e desconfiar de preços muito mais baixos que a maioria dos locais de venda.

Verifique o botijão na hora do recebimento

Assim que receber o produto, faça verificações rápidas que podem contribuir significativamente para a segurança da sua residência. Em hipótese alguma receba botijões que estejam com o lacre da distribuidora danificado ou ausente, uma vez que não há como saber se o botijão está completo ou mesmo com a válvula danificada. Além disso, também confira a existência de amassados e as alças, devolvendo os botijões que possuam regularidades nestes itens. Uma vez que o botijão possui uma pressão significativa, qualquer rompimento deste equipamento traria sérios danos para a residência.

Tome os cuidados necessários com a mangueira do gás

A mangueira do gás é uma peça extremamente importante para o funcionamento do seu equipamento, uma vez que esta mangueira é responsável por realizar a ligação entre o botijão e o fogão. Desta maneira, também são recomendadas algumas situações que evitarão problemas com esta importante peça. A primeira e principal recomendação é para não realizar emendas na mangueira de gás, o que pode ocasionar vazamentos e colocar em risco a segurança sua e de sua família. Assim, opte por manter o botijão a uma distância razoável do fogão, para que não sejam necessárias emendas e para que a mangueira não seja tão grande. Além disso, tenha cuidado para não deixar com que a mangueira encoste na parte de trás do fogão, o que pode danificar a mangueira e ocasionar vazamentos, ou mesmo diminuir a sua vida útil.

Mantenha o botijão em locais arejados

Não é recomendado que você mantenha o seu botijão de gás em um lugar fechado, como armários ou mesmo estruturas fechadas. Se você procura por segurança, o ideal é manter o seu botijão em um abrigo externo para botijões, que consistem em locais arejados fora da sua residência que possuem como finalidade armazenar o botijão e seus equipamentos em segurança. Além disso, também mantenha, sempre que possível, seu botijão de gás distante de ralos e caixas de esgoto. Uma vez que o gás de cozinha é menos mais pesado que o ar, em situações de vazamentos esse gás poderia se infiltrar nestas tubulações, o que seria extremamente perigoso e poderia danificar seriamente a estrutura do local no caso de uma explosão.

Não utilize o botijão deitado

Uma prática antiga e ainda utilizada atualmente é “deitar” o botijão, para supostamente aproveitar todo o gás existente no interior do recipiente. Além de não ser efetiva, esta prática pode ocasionar vazamentos através da mangueira e também danificar os equipamentos reguladores de pressão. Sendo assim, não é necessário “deitar” o seu botijão de gás para aproveitá-lo adequadamente!

Faça o teste de vazamento

Fazer o teste de vazamento também é muito importante e será fundamental para evitar acidentes e desperdícios do seu botijão de gás. A partir do momento que conectar o regulador de pressão no seu botijão, basta passar espuma no local da conexão do regulador e da boca do botijão. Se, após passar a espuma, você perceber a formação de bolhas, é porque existe vazamento de gás e será necessário repetir o procedimento de aperto para encaixar corretamente as peças. Se, ao repetir o procedimento, as bolhas continuarem aparecendo, a melhor opção é verificar se os componentes estão desgastados e realizar a troca destes itens.

Assim, com alguns cuidados básicos você é capaz de manter a segurança do seu botijão de gás, da sua casa e dos habitantes da residência, desmistificando a periculosidade dos botijões de gás e ensinando a utilizá-los da maneira correta!

Encontre as melhores distribuidoras de gás e água da sua cidade no AZpop

Como mencionamos ao longo desta publicação, é de grande importância a aquisição de botijões de gás certificados e que cumpram todos os requisitos de segurança. A melhor maneira de encontrar estes estabelecimentos é procurar pelas suas certificações, escolhendo distribuidoras que cumpram as normas de segurança necessárias. Somente com o AZpop você encontra as melhores distribuidoras de gás e água da sua cidade, que são as referências de um produto de qualidade e com bom atendimento. Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp da distribuidora, o que será garantia de um atendimento rápido e eficiente, uma vez que estes itens costumam acabar quando mais precisamos! Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores distribuidores de gás e água perto de você! Uberaba, Cascavel, São José dos Pinhais, Taubaté, Petrópolis.