Doenças Mais Comuns em Cachorros e Gatos

Última modificação: 26/06/2021

Atualmente, quase todos os brasileiros possuem pelo menos um animal de estimação, entre os quais se destacam os cachorros e os gatos. Os cachorros já são velhos conhecidos dos lares brasileiros, e os gatos estão conquistando cada vez mais espaço entre os moradores do país. Além disso, os cuidados com esses pets estão (felizmente) maiores, o que inclui um aumento das consultas com veterinários, vacinações e cuidados com as principais doenças que acometem cães e gatos na atualidade. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir quais são as principais doenças em cães e gatos na atualidade, ressaltando os seus sintomas e também quais são os cuidados que devem ser tomados para evitá-las.

Obesidade

Você certamente deve estar ciente que a obesidade é um dos maiores problemas e saúde nos últimos anos para os seres humanos, e que esta doença traz inúmeras consequências para a saúde dos indivíduos. Com nossos pets, isso não é diferente. Cada vez mais cresce o número de cachorros e gatos que estão obesos, e isso também traz uma série de consequências negativas para nossos companheiros. Entre as principais consequências para nossos amigos de 4 patas, destacam-se os problemas de pele, a diabetes, a artrite e também algumas doenças no coração. Para controlarmos e superarmos esta doença, devemos tomar com os pets o mesmo cuidado que temos quando tratamos de pessoas obesas, ou seja, trabalhar uma alimentação equilibrada e saudável, além de incentivar a prática de exercícios de maneira regular.

Alergia alimentar

Outra doença que é extremamente comum nos cães e gatos no Brasil é a alergia alimentar. Assim como acontece para os humanos, as alergias alimentares podem ser ocasionadas por duas formas principais, que são os alimentos estragados ou de qualidade duvidosa, assim como alimentos que devemos evitar. Em relação a qualidade dos alimentos, as alergias podem ser ocasionadas por ingredientes impróprios presentes na ração. Para evitar isso, procure sempre rações de qualidade e que sejam recomendadas pelo seu veterinário de confiança. Já em relação aos alimentos que os pets devem evitar, tente alimentar o seu companheiro somente com produtos específicos para cães e gatos, como as rações secas e úmidas. Além disso, existem alimentos que fazem muito mal para o seu pet, como chocolate e as uvas, e devem ser evitados o máximo possível.

Otite canina

Falando especificamente dos cachorros (embora gatos também possam apresentar otite, mas com incidência muito menor que nos cães), a otite é um dos problemas que mais incomodam nossos pets, e essas otites podem ter diferentes causas e graus de gravidade. As otites internas são as mais profundas, da mesma forma que as otites mais superficiais são as externas, e ambas podem ser causadas por vírus, bactérias ou ácaros. Felizmente, a grande maioria dos problemas relacionadas à otite canina são de fácil tratamento, e em pouco tempo o seu pet estará totalmente saudável!

Parvovirose

Outra doença que é extremamente comum em cães é a Parvovirose, e também é uma das mais perigosas para o seu pet. Comum em cachorros filhotes e altamente contagiosa, a Parvovirose é causada por um vírus, que provoca diarreias e vômitos, ocasionando um quadro grave de desidratação. Em alguns casos, esta doença também pode atacar o coração e causar miocardite. Apesar da periculosidade da Parvovirose, podemos evitar esta doença de uma forma fácil e muito eficiente, que é através da vacinação do seu cachorro. Isso porque a primeira vacina que é aplicada nos pets recém nascidos, a vacina para cachorro polivalente, já protege o filhote contra a Parvovirose.

Erlichiose

Também conhecida como doença do carrapato, a erlichiose é uma doença perigosa que acontece com maior frequência entre os cães, embora também possa acometer os gatos. Sendo mais comum na vida adulta dos animais, a erlichiose acontece quando um carrapato se alimenta do sangue de um animal doente e depois se alimenta com o sangue de um saudável, causando assim a contaminação. Entre os principais sintomas desta doença, destacam-se a grave anemia, além de vômitos, febre, diarreia e perda de apetite. Para prevenir esta doença, a melhor maneira é afastar os carrapatos, com a aplicação de medicamentos que combatem estes parasitas, e levar o seu companheiro a um veterinário ao perceber qualquer sinal estranho.

Depressão

Assim como acontece com os humanos, a depressão de cães e gatos também está cada vez maior, e isso inspira cuidados por parte dos tutores. Os sintomas mais comuns da depressão em cães e gatos são as mudanças de comportamento, como deixar de comer e brincar. Já as principais causas por trás deste problema são as mudanças de casa e também a ausência prolongada dos seus tutores. Para evitar este problema, brinque com o seu animal o máximo possível e também evite mudanças bruscas de hábitos sempre que possível, o que evitará este tipo de problema.

Estas 6 doenças se destacam como as de maior ocorrência entre cães e gatos na atualidade. Apesar de perigosas, todas podem ser combatidas e os veterinários serão fundamentais no controle e combate a essas doenças!

Encontre as melhores clínicas e hospitais veterinários no AZpop

Como parte fundamental dos cuidados com o seu melhor amigo e também para vacinar adequadamente os seus companheiros, as clínicas veterinárias são importantíssimas. Além disso, para auxiliar durante emergências e eventuais problemas, os hospitais veterinários se mostram cada vez mais importantes. E o AZpop te ajuda a encontrar as melhores clínicas e hospitais veterinários na sua cidade. Somente no AZpop você encontra os melhores hospitais e clínicas veterinárias disponíveis, sempre prontos para atender o seu pet com muito carinho, atenção e eficiência. Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp da clínica veterinária, o que é garantia de um atendimento rápido e prático. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre as melhores clínicas veterinárias disponíveis! São José do Rio Preto, Betim, Maringá, Jundiaí, Montes Claros.