Doenças Psicológicas Mais Frequentes no Mundo

Última modificação: 20/01/2021

Quando falamos em doenças, podemos ter causas e motivos variáveis. Entre os principais causadores das doenças, temos os vírus e as bactérias. No entanto, em um mundo em que as ações e atitudes estão cada vez mais aceleradas, assim como outros fatores sociais, o número de doenças psicológicas cresce consideravelmente a cada dia. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir algumas das doenças psicológicas que mais ocorrem no mundo todo.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

No topo da nossa lista, uma das doenças psicológicas de maior ocorrência em todo o mundo é o transtorno obsessivo-compulsivo. Esta doença, que também é conhecida pela sua sigla (TOC), é uma doença caracterizada por obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões podem ser definidas como ideias ou impulsos persistentes, que não são desejados e costumam causar ansiedade no portador da doença. Já as compulsões são ações praticadas por essas pessoas com o objetivo principal de tentar diminuir ou evitar a ansiedade causada pelas obsessões. O tratamento para o transtorno obsessivo-compulsivo pode incluir terapias de exposição, como forma de prevenir as compulsões do paciente, ou também com a utilização de alguns medicamentos antidepressivos.

.

Transtorno de ansiedade social

O transtorno de ansiedade social, representado normalmente pela sigla TAS, é uma síndrome que é caracterizada por reações de tensão nervosa, extremo desconforto e alarme, que são desencadeadas pela exposição à avaliação social, ou seja, quando o portador da doença precisa interagir com outras pessoas, participar de atividades sociais ou mesmo desempenhar uma função sob observação.

Perceba que é normal sentirmos um desconforto em algumas atividades, como apresentar trabalhos em sala de aula, participar de dinâmicas em entrevistas de emprego e outras situações. No entanto, quando uma pessoa é portadora do TAS, ela evita ao máximo qualquer atividade deste tipo, até mesmo deixando de realizar estas ações, o que implica até mesmo na sua forma de lidar com o dia a dia. Entre os tratamentos normalmente utilizados, a psicoterapia pode ser uma ótima solução, uma vez que atuará aumentando a confiança destas pessoas, fazendo com que tenham uma maior capacidade de interação com outras pessoas, podendo desenvolver suas atividades de modo tranquilo e feliz.

Depressão clínica

Em um mundo com cada vez mais estresse e ansiedade, a depressão clínica é uma das doenças com maior ocorrência e que mais preocupa os especialistas em relação ao futuro do planeta. Uma das doenças mais conhecidas atualmente, a depressão clínica vai muito além de se sentir triste. É uma doença que causa exaustão mental, perda do interesse para realizar qualquer atividade e uma grande sensação de vazio.

Nos casos de depressão clínica, a pessoa pode se sentir deprimida e triste mesmo com a ocorrência de coisas boas, ou seja, não existe uma explicação precisa sobre o que pode causar a depressão. Entretanto, podemos tratar a doença, com medicamentos prescritos por um médico especializado no assunto. Um grande passo para o tratamento da depressão é a busca por ajuda médica. No mundo todo, estima-se que apenas um terço da população com depressão clínica busca pelo tratamento, o que é um número baixíssimo em função do grau de periculosidade desta doença.

Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um quadro de depressão que ocorre logo após o parto. Entre os principais sintomas da depressão pós-parto, encontram-se a tristeza e a desesperança por parte das mães. A depressão pós-parto é ocasionada principalmente em função de alterações hormonais que acontecem no término da gravidez. Quando essas alterações ocorrem com uma maior intensidade, tem origem este tipo de depressão. Porém, assim como as outras doenças psicológicas que mencionamos nesta postagem, não é possível determinar exatamente quais são os fatores que ocasionam esta doença, uma vez que qualquer fator presente na vida da gestante pode ocasionar a depressão pós-parto.

Anorexia

Em um mundo com padrões de beleza cada vez mais difíceis de atingir, o surgimento de doenças deste tipo é mais do que esperado. A anorexia nervosa é um transtorno alimentar em que uma pessoa busca incessantemente a magreza, recorrendo a estratégias absurdas em prol do emagrecimento. Mesmo extremamente magras, as pessoas portadoras da anorexia possuem um medo muito grande de engordar.

Outro dado triste sobre a anorexia é a faixa de idades, uma vez que a doença atinge, em 90% dos casos, jovens entre 12 e 20 anos de idade. Além disso, a anorexia possui riscos clínicos gravíssimos, uma vez que a falta de alimentação pode levar à doenças sérias e até mesmo a morte por desnutrição.

Em função disso, você já deve ter percebido a importância de um profissional especializado no tratamento destas doenças. Este profissional é um psicólogo! Além de avaliar o seu comportamento, o psicólogo também poderá tratá-lo da maneira adequada.

Encontre os melhores psicólogos e psicanalistas no AZpop

Como mencionamos ao longo desta postagem, a atuação de um psicólogo é fundamental para o tratamento e minimização dos sintomas das principais doenças psicológicas existentes no mundo. Somente estes profissionais estão preparados para avaliar corretamente os seus sintomas e identificar a presença ou não de uma doença.

Além disso, para grande parte dos casos, quanto antes você procurar pela ajuda de um profissional, mais rápido e eficaz será o tratamento. Desta forma, caso você apresente algum sintoma diferente ou acredite que está com algum problema psicológico, não hesite em procurar um psicólogo. Aqui, no AZpop, você encontra os melhores psicólogos e psicanalistas da sua região. Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp do psicólogo, o que garante um atendimento rápido e facilitado para você. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores psicólogos da região! Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Natal, Santo André, Salvador, Goiânia, São Gonçalo, São Bernardo do Campo, Jaboatão dos Guararapes.