Dicas de Manutenção Para a Sua Piscina

Última modificação: 12/05/2021

Quando pensamos em melhorias e atrativos pra a área externa da nossa residência, uma piscina é sempre uma das opções mais lembradas. Adorada por grande parte das crianças e dos adultos, as piscinas são atrativos interessantíssimos para as casas em qualquer lugar do Brasil, uma vez que o país é quente e temos calor em grande parte do ano. A instalação de uma piscina é trabalhosa e normalmente realizada por profissionais capacitados, mas a limpeza e manutenção das piscinas pode ser feita por você, visto que é uma tarefa relativamente simples e que inspira poucos cuidados. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas importantes para você realizar a manutenção da sua piscina por conta própria, sem prejudicar a qualidade e a eficiência do serviço.

Realize a manutenção semanalmente

Para que o processo de limpeza e manutenção da sua piscina seja eficiente, é preciso realizar a limpeza da sua piscina semanalmente! Mesmo que a piscina não tenha sido utilizada, ela acumulará sujeira ao longo do tempo, e o período de uma semana é suficiente para que estas sujeiras se espalhem por todo o equipamento, prejudicando assim a sua utilização. Desta forma, mesmo que seja um pouco trabalhoso para você, tente realizar a limpeza da sua piscina semanalmente, uma vez que este processo garantirá um melhor rendimento e a experiência com a sua piscina será muito melhor!

Cloro e produtos químicos também são importantes

Embora algumas pessoas não gostem de utilizá-los, o cloro e os produtos químicos desenvolvidos para as piscinas possuem um papel fundamental na manutenção e limpeza do seu equipamento. Sendo assim, procure sempre por lojas especializadas no assunto, que irão fornecer os materiais apropriados para a sua situação. Além disso, confira nas embalagens e em tutoriais qual é quantidade de material adequada para a sua situação, visto que o uso em excesso destes produtos químicos poderá prejudicar a sua experiência com a água.

Realize a manutenção do fundo e das paredes da piscina

Assim como a água deve estar limpa para uma melhor experiência, também é de grande importância que você realize a limpeza das paredes e do fundo da sua piscina. Afinal, as paredes e fundo sujos farão com que a qualidade da água seja prejudicada. Felizmente, existem diversos robôs aspiradores que realizam este serviço com praticidade e eficiência, mas você também pode realizar este processo de limpeza manualmente, caso não possua um robô deste tipo. Vale ressaltar que a limpeza destas áreas deve ser realizada para todas as piscinas, independente do material.

Mantenha a circulação natural da água

A circulação natural da água também auxiliará o processo de limpeza da sua piscina, e é recomendado que você confira esta circulação em um período ainda mais curto de tempo, especialmente se a sua piscina está instalada próximo de árvores e plantas que soltem muitas folhas. Sendo assim, é recomendado que a cada dois dias você retire folhas e outras partículas sólidas que possam atrapalhar a circulação natural da água piscina, já que isto afetaria a qualidade da água em intervalos de tempo maiores.

Não esvazie a piscina

Em situações de extrema sujeira, algumas pessoas costumam esvaziar a piscina para realizar a limpeza do equipamento. No entanto, esta prática não é recomendada em nenhuma situação e poderá causar sérios danos aos equipamentos da sua piscina. Desta forma, se por algum motivo você precisar esvaziar completamente a sua piscina, é recomendado que você procure por um especialista no assunto, que trabalhará para que você não danifique nenhum componente da sua piscina.

Realize a limpeza em horários com pouco sol

Como alguns dos componentes de limpeza (principalmente o cloro) são voláteis, realizar a limpeza na presença de sol fará com que estes produtos evaporem rapidamente. Assim, é recomendado que você realize a limpeza com baixa exposição ao sol, como no final da tarde ou no período da noite.

Desta maneira, foi possível perceber que cuidar de uma piscina é uma atividade trabalhosa, que requer esforço e dedicação semanais para que a água esteja em boas condições de uso. Apesar disso, as atividades necessárias são de fácil execução, e você poderá realizá-las sem muita dificuldade, desde que possua tempo disponível para isso. No entanto, caso o tempo seja o seu principal limitador, você poderá contratar um piscineiro para realizar o serviço. Os piscineiros são profissionais especializados e com experiência no assunto, que certamente realizarão o serviço seguindo estas dicas e cuidarão da piscina profissionalmente!

Encontre os melhores jardineiros e piscineiros no AZpop

Como mencionamos no início desta publicação, você mesmo pode realizar a manutenção e limpeza da sua piscina de uma maneira prática, seguindo as dicas que exploramos ao longo do texto. Apesar disso, você também pode contar com jardineiros e piscineiros, que são profissionais devidamente qualificados e que certamente realizarão os serviços de manutenção e limpeza com grande qualidade. Somente no AZpop você encontra os melhores jardineiros e piscineiros da sua cidade, sempre prontos para atendê-lo da melhor maneira possível! Além disso, com apenas um clique você poderá entrar em contato diretamente com o WhatsApp do piscineiro, o que é garantia de um atendimento rápido, prático e eficaz. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores jardineiros e piscineiros disponíveis! Palmas, Mossoró, Taboão da Serra, Sumaré, Gravataí.