Dicas Para Afastar Pernilongos da Sua Casa

Última modificação: 22/06/2021

Em alguns lugares do Brasil (especialmente em lugares afastados dos grandes centros), a presença de diferentes insetos é frequente na vida das pessoas. No entanto, alguns destes insetos podem oferecer riscos à saúde dos moradores, como algumas aranhas perigosas e outros animais peçonhentos. Outros destes animais também transmitem doenças, e também costumam incomodar significativamente a vida destes habitantes, como é o caso de baratas, moscas e, principalmente, pernilongos. Os pernilongos estão presentes em quase todos os lugares do Brasil, sendo responsáveis pela transmissão de algumas doenças perigosas como a dengue e a Zika, além de incomodarem as pessoas com os seus barulhos (especialmente durante a noite) e também com as picadas que coçam e podem causar pequenas alergias.

Com isso, é normal que as pessoas mais afetadas por estes incômodos insetos procurem maneiras de eliminar ou mesmo espantar os pernilongos, de forma química ou natural. Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas que certamente irão te ajudar no combate aos pernilongos, destacando também o porquê da sua utilização!

Evite água parada

A nossa primeira dica é também uma das mais importantes, e você já deve (ou deveria) saber disso. A água parada é o local ideal para a proliferação dos pernilongos, uma vez que eles costumam depositar seus ovos nestas águas, para que se transformem em larvas e possam se desenvolver até a forma voadora deste inseto. Sendo assim, é de fundamental importância que você evite estes focos de água, que podem ocorrer em caixas d’água destampadas, vasos de plantas e assim por diante. Apesar de se tratar de uma medida relativamente simples, é uma forma extremamente eficiente e prática de acabar (ou diminuir) com os pernilongos da sua residência. A medida é tão utilizada que todas as campanhas de combate à dengue, que é uma das principais doenças transmitidas pelos mosquitos, contêm esta recomendação.

Evite o acúmulo de lixo

Outra medida fortemente recomendada e que fará muita diferença no combate aos pernilongos é a diminuição do acúmulo de lixo na sua residência. Afinal, diversos objetos descartados podem servir como criadouro dos pernilongos, como pequenas garrafas e até mesmo embalagens plásticas. Além disso, o odor liberado pelo lixo costuma atrair os pernilongos, assim como outros insetos indesejados. Portanto, se você quer se ver longe de pernilongos, minimize ou elimine o acúmulo de lixo na sua residência. É interessante ressaltar também que essa medida vale para entulhos e quaisquer outros objetos que possam ficar espalhados pelo seu quintal, uma vez que estes insetos se proliferam numa facilidade incrível.

Invista em telas de proteção

Depois de verificar e executar as medidas citadas acima, se o problema ainda persistir, será necessário adotar medidas para que os pernilongos não entrem na sua casa. Uma das principais medidas desta seção é a utilização de telas de proteção em janelas e portas, o que irá impedir que estes mosquitos adentrem a sua residência. Especialmente em lugares quentes, em que as janelas precisam estar abertas, esta medida ajuda a manter o conforto dentro da sua casa! Caso a instalação de telas não seja possível, lembre-se de manter portas e janelas fechadas, em especial durante o período da noite.

Utilize repelentes caseiros e convencionais

Outra dica muito importante para evitar as picadas destes mosquitos e pernilongos é a utilização de repelentes. Atualmente, existe uma enorme quantidade de repelentes testados e aprovados, como os repelentes tradicionais, utilizados na forma de spray e vendidos em supermercados e drogarias. Além destes, também podem ser utilizados repelentes elétricos, que já tiveram uma utilização muito maior no passado, mas que continuam apresentando grande eficiência no combate aos insetos. Ainda, você poderá utilizar também repelentes caseiros, feitos com cascas de laranja ou limão, que também funcionam muito bem neste combate.

Adquira plantas que ajudam no combate aos pernilongos

Obviamente, não são todos os lares brasileiros que dispõem de espaço para cultivar plantas. Apesar disso, sempre que possível, não deixe de considerar esta opção, visto que algumas plantas possuem um papel fundamental no combate aos pernilongos e insetos em geral. Plantas como a citronela são amplamente conhecidas e utilizadas no combate aos pernilongos, tanto de forma natural como processadas e utilizadas em inseticidas. Além da citronela, algumas ouras plantas também auxiliam no combate aos pernilongos, como as lavandas, o alecrim e o manjericão. Assim, além de perfumar e colorir a sua casa, estas plantas combaterão de uma forma natural a presença dos pernilongos.

Desta maneira, foram apresentadas acima 5 dicas de grande importância para o combate e eliminação dos pernilongos e mosquitos. Muitos de vocês devem passar (ou passaram) por este incômodo problema, e minimizar estes efeitos não é tão difícil quanto parece. Certamente, se você seguir as dicas mencionadas nesta publicação, os resultados serão satisfatórios!

Encontre os melhores dedetizadores da região com o AZpop

Como citamos ao longo da publicação, alguns insetos podem ser extremamente incômodos, e prejudicar toda a tranquilidade que existe na sua casa. Além das opções interessantes que destacamos ao longo desta publicação, você também pode procurar por dedetizadores da sua região. Os dedetizadores são profissionais especializados no combate aos “inquilinos indesejados”, traçando as melhores estratégias e utilizando os melhores equipamentos e produtos no combate aos insetos. Somente no AZpop você encontra os melhores dedetizadores da região, sempre prontos para atendê-lo e solucionar o seu problema da forma mais rápida e eficiente possível. Além disso, com apenas um clique você entrará em contato diretamente com o WhatsApp do dedetizador, o que será garantia de um atendimento rápido e prático. Não deixe de conferir, clique sobre a sua cidade e encontre os melhores dedetizadores disponíveis! Serra, Niterói, Macapá, Florianópolis, Mauá.